terça-feira, 1 de junho de 2010

Frigoríficos desconhecem restrições impostas pela Rússia


País suspendeu compra de carne bovina de 8 frigoríficos brasileiros, entre os quais, um localizado em Maringá. Contudo, empresas ainda desconhecem os motivos.
A Rússia suspendeu temporariamente as importações de carne bovina de oito unidades frigoríficas do Brasil, entre as quais uma pertencente à JBS Friboi e localizada em Maringá, região Noroeste do Paraná. Contudo, nem as indústrias afetadas e nem o Ministério da Agriculturaforam ainda informados sobre os motivos que levaram às restrições. A falta de clareza impede que as empresas corram para fazer as adequações necessárias, o que tem resultado em reclamação por parte de entidades do setor.
De acordo com o Ministério da Agricultura, 29 indústrias brasileiras foram visitadas durante a última missão de fiscalização sanitária, e oito delas foram reprovadas em algum item inspecionado, sendo excluídas da lista de fornecedores para o mercado russo. A preocupação do empresariado é justificada por atingir um mercado em expansão. As exportações de carne bovina brasileira para a Rússia cresceram 15% no primeiro trimestre de 2010, em relação ao mesmo período do ano anterior. Passaram de US$ 176 milhões para US$ 204 milhões nos três primeiros meses.
O diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne Bovina(Abiec), Otávio Cançado, reclamou da falta de clareza por parte do governo russo ao praticar as sanções anunciadas. “Essa falta de transparência nos remete imediatamente a uma medida protecionista sem embasamento sanitário técnico”, disse.
Segundo Péricles Salazar, presidente da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), a medida imposta pela Rússia não deve trazer prejuízos para a indústria paranaense, desde que a restrição seja logo revista. “O Ministério da Agricultura está negociando com eles (russos) e os frigoríficos brasileiros devem logo voltar ao mercado. Pelo que sabemos é que empresas que tiveram problemas, logo depois retomaram o comércio”, disse. Na visão de Salazar, a JBS deverá vender a carne produzida no Paraná por meio de unidades em outros estados.
Mesmo assim, a situação coloca em dúvida o relacionamento com os compradores russos. “O relacionamento comercial com os russos não é muito claro para nós. Adotam certas atitudes que muitas vezes não encontramos explicações. Podem ser mercadológicas, problemas efetivos ou reserva de mercado”, disse.
Além da unidade de Maringá, os outros dois frigoríficos da JBS que integram a lista estão localizados em Andradina (SP) e Pedra Preta (MT). Também foram impostas restrições a unidades da Marfrig em Capão do Leão (RS), Paranatinga (MT) e Promissão (SP). O frigorífico da Rodopa, em Santa Fé do Sul (SP), e do Riosulense, em Rio do Sul (SC) também não venderão mais carne à Rússia. A reportagem é da Gazeta do Povo/Jornal de Maringá.
FONTE: Equipe Fenatracoop

Nenhum comentário: