terça-feira, 1 de junho de 2010

Paraná tenta prorrogar vacinação contra febre aftosa

A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná está pleiteando junto ao Ministério da Agricultura a prorrogação da campanha estadual de vacinação contra a febre aftosa para até dia 12 de junho. Segundo explicou o diretor do Defis (Departamento de Fiscalização e Sanidade Agropecuária), Marco Antonio Teixeira Pinto, a medida se faz necessária em função da falta de vacinas no mercado.

Segundo levantamento feito por técnicos da Divisão de Sanidade Animal (DSA), a defasagem é de 200 mil doses, o que corresponde a aproximadamente 5% do rebanho a ser imunizado.

A campanha de vacinação começou no dia 1° de maio e tinha como prazo de encerramento esta segunda-feira (31). Nessa etapa a Secretaria da Agricultura espera imunizar 4,6 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos jovens (animais de zero a 24 meses).

De acordo com o diretor do Defis (Departamento de Fiscalização e Sanidade Agropecuária), Marco Antonio Teixeira Pinto, além do prazo solicitado ao Ministério da Agricultura, os técnicos que atuam no interior também estão contatando os distribuidores para que eles viabilizem as doses necessárias aos produtores nas regiões onde foram constatadas falta de vacina.

"É importante ressaltar que os produtores que ainda não conseguiram adquirir a vacina informem a Secretaria da Agricultura para não correr o risco de ser penalizado mais tarde", explicou o diretor do Defis. Para cada animal não vacinado o produtor poderá ser multado em R$ 90,05, além de ter que vacinar posteriormente seus animais. A dose da vacina custa, em média, R$ 1,50.

FONTE: Agência Estadual de Notícias/PR, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

Nenhum comentário: