terça-feira, 14 de setembro de 2010

InterConf discute queda no confinamento

Pelo menos 1.200 pecuaristas participam da 3ª Conferência Internacional de Confinadores (InterConf), que começou nesta terça-feira (14/09), em Goiânia, GO. Discutirão vários assuntos, mas, sem dúvida a queda na oferta de bois confinados neste ano é um dos destaques da pauta.
Em 2009, os 50 fazendeiros associados à Associação Nacional dos Confinadores (Assocon), que promove a conferência, engordaram 374 mil animais, e, neste ano, haverá decréscimo de 20%, informa a entidade que reúne os maioresconfinadores. Em todo o Brasil, o confinamento poderá diminuir de 1,9 milhão de cabeças para 1,3 milhão.
E a queda no volume de gado confinado acontece exatamente num período de escassez de oferta de boi para abate. Sem dúvida, esse cenário deverá encarecer ainda mais a arroba do boi, que hoje emplacou R$ 92 na praça de Araçatuba, SP.
O abate de matrizes nos últimos anos, o que torna difícil a reposição do rebanho, somado à estiagem que castiga vários estados, são dois dos motivos a tornar exígua a oferta de bois.
A InterConf irá até a próxima quinta-feira (16/09).
Sebastião Nascimento

FONTE: GLOBO RURAL

Nenhum comentário: