quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Bem-estar: notícias influenciam demanda de carnes

Um estudo da Universidade Estadual do Kansas está ajudando a explicar, ao menos em parte, os motivos da queda no consumo de produtos de origem animal nos EUA. Publicado em setembro passado, o estudo partiu do princípio de que os consumidores estão cada vez mais interessados (e preocupados) em conhecer as técnicas adotadas na moderna produção de alimentos. E um dos procedimentos que mais têm sido questionado no país é o que diz respeito ao tratamento dado aos animais criados industrialmente para a produção de leite, carnes e ovos.
Através da pesquisa - na qual foram analisadas informações sobre bem-estar animal levadas ao consumidor, por jornais e revistas, entre 1982 e 2008 - concluiu-se que o noticiário e as informações do gênero não interferiram tanto na demanda de carne bovina, mas tiveram efeito visível na demanda das carnes suína e de frango.
As análises realizadas também sugerem que os efeitos do noticiário sobre o consumo são mais intensos no trimestre em que são divulgados, mas se estendem também pelo trimestre seguinte - algo que o mundo avícola experimentou "na carne" durante o episódio de 2006 da Influenza Aviária.
As principais conclusões são as de que
1 - A cobertura da mídia sobre questões relacionadas ao bem-estar animal teve, no geral, impacto negativo sobre a demanda de carnes;
2 - Os efeitos mais diretos sobre o consumo recaíram na demanda de aves e suínos;
3 - A maior atenção da mídia para o bem-estar animal está levando o consumidor a preferir alimentos não-cárneos. Ou seja: se, por exemplo, as informações tratam do bem-estar das aves, cai, generalizadamente, a demanda das três carnes, não há substituição por uma carne concorrente.
Obviamente, o estudo apenas levanta um dos possíveis pontos críticos capazes de, no decorrer do tempo, interferir cada vez mais na demanda dos alimentos de origem animal. O importante - dizem os autores do estudo - é que o setor produtivo reconheça o impacto negativo dessa questão sobre o consumo e atue para melhorar suas práticas de produção, respondendo efetivamente à pressão social.
Clique aqui para acessar boletim da Kansas State University que trata de estudo a respeito das influências da cobertura da mídia nas questões de bem-estar animal sobre a demanda norte-americana de carnes.

FONTE: AviSite, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

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