terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Pecuarista questiona remuneração

A Cabanha Santa Nélia (Jaguarão-RS) é uma das mais tradicionais selecionadoras da raça Angus na Região Sul do RS. A criação e seleção de reprodutores Angus têm mais de 50 anos e nos últimos ofertou os seus reprodutores no “Leilão 5 Raças”, em eventos promovidos nos municípios de Pelotas e Jaguarão.
Pecuaristas de Alegrete que fornecem boi gordo ao frigorífico Marfrig estão questionando os resultados de rendimento de carcaças. Eles afirmam que, nos últimos meses, a avaliação da empresa tem sido 2% abaixo dos percentuais normais. Os produtores pretendem reunir-se com a direção do frigorífico para questionar os resultados e também reivindicar a retirada da penalização de 20% no preço das carcaças destinadas ao Tratamento Frio. Segundo o presidente do Sindicato Rural de Alegrete, Pedro Pífero, geralmente a carcaça rende 50% do quilo do boi vivo, mas está sendo avaliada em 48%. "O produtor investe em genética, em pasto e, mesmo em outros períodos históricos de estiagem, manteve os índices. Não entendemos o que está acontecendo agora", questiona.
Com relação ao Tratamento Frio, Pífero explica que o desconto ocorre quando a carcaça apresenta doença como a cisticercose, que pode ser resolvida com a permanência da carcaça em câmaras frias. "Essa carne depois é consumida no mercado interno." O Grupo Marfrig informou que não irá pronunciar-se publicamente sobre o assunto.

FONTE: CORREIO DO POVO

Nenhum comentário: