terça-feira, 1 de março de 2011

Documento traz recomendações para pecuaristas sobre efeitos da seca na Metade Sul

Nota técnica da Embrapa sugere incorporação do tema da estiagem nas políticas públicas

Nestor Tipa Júnior | Porto Alegre (RS)

A Embrapa Pecuária Sul divulgou nota técnica com ações de prevenção e redução dos efeitos provocados pela estiagem. O documento traz a atual situação de deficiência hídrica na Metade Sul. Além disso, faz uma previsão climática para os próximos meses e mostra os impactos sobre os sistemas de produção pecuária.

A supervisora da área de comunicação e negócios da instituição explica que o documento serve para o produtor se preparar para períodos de seca. Estefanía Damboriarena afirma que a nota também pode auxiliar os governos estadual e federal na formatação de políticas públicas de enfrentamento da estiagem.

– Nosso foco foi levantar a ideia de que o enfrentamento desta situação precisa ser incorporado às informações que são cada vez mais disponíveis no que diz respeito à climatologia e meteorologia para a tomada de decisão dos produtores ao longo das estratégias de organização das propriedades. Também queremos alertar os governos de que este tema precisa ser incorporado nas políticas públicas estaduais e federais – salienta.

As recomendações gerais ao produtor estão relacionadas à sanidade animal, às pastagens naturais e de inverno, à reprodução animal e aos solos e armazenamento de água. A nota técnica também indica fontes de informação específica e detalhada sobre esses temas, muitas delas disponíveis gratuitamente na seção de publicações do site da Embrapa Pecuária Sul.

FONTE: RÁDIO GAÚCHA

Nenhum comentário: