sexta-feira, 15 de abril de 2011

RS: Núcleos Regionais Hereford e Braford implantam Projeto Terneiro Pampa Certificado no Estado


A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), com o apoio de seus Núcleos Regionais, impulsiona o Programa Carne Certificada Pampa® através da certificação de terneiros, nas feiras oficiais do Rio Grande do Sul, com o Projeto Terneiro Pampa Certificado. O projeto piloto visa à difusão e valorização dos terneiros e terneiras de genética Hereford e Braford, identificando os animais comercializados em feiras oficiais e que estejam aptos a participarem do Programa Carne Certificada Pampa®. Com isso, vai se agregar mais valor aos animais HB e suas cruzas.

Os lotes serão revisados e avaliados pelo técnicos, credenciados do Programa Gado Pampa Certificado da ABHB, nas mangueiras do local de remate onde estarão sendo realizadas as feiras oficiais. Os aptos receberão o brinco (Cp) de identificação do Programa, que garante o enquadramento automático numa das formas de remuneração bonificada nas quatro plantas do Frigorífico Marfrig (Alegrete, Bagé, Capão do Leão e São Gabriel), no Rio Grande do Sul, e no Frigorífico Silva em Santa Maria (RS). (www.carnepampa.com.br)

Para operacionalizar o Projeto, os Núcleos Regionais da ABHB irão desenvolver diversas ações de fomento e incentivo ao produtor de terneiros, como premiações e doações de brincos identificadores, isenção ou desconto no serviço de certificação, divulgação das vantagens da aquisição de animais identificados, palestras informativas sobre o funcionamento do programa de certificação de animais na propriedade (Gado Pampa) e do Programa Carne Certificada Pampa® e divulgação na mídia.

O Núcleo Gabrielense de Criadores de Hereford e Braford (NGHB), em parceria com o Sindicato Rural de Lavras do Sul, espera alcançar a marca de mil terneiros (as) certificados. “Esse projeto nasceu como uma forma de desenvolver atividades de fomento na produção das raças Hereford e Braford nos municípios da região de abrangência do NGHB - Lavras do Sul, São Sepé, Caçapava do Sul, Santa Maria, Santa Margarida e Vila Nova” explica o presidente do Núcleo Gabrielense, Joaquim Hernadez Filho. “Com isso, estamos dando incentivo ao produtor de terneiros e gerando mais animais aptos ao Programa Carne Certificada Pampa®” conclui Joaquim.

Em Livramento, haverá nos dias 26 e 29 de abril o Remate Britânicos de Livramento, onde o Núcleo do Pampa Gaúcho estará certificando cerca de 1,4 mil terneiros e terneiras Hereford e Braford. Para o presidente do Núcleo, Eduardo Soares, “esta é uma forma de fecharmos o ciclo e garantirmos bom material para o Programa de carne da Associação. Temos interesse que daqui para frente só entrem terneiros certificados em nossas feiras.” Nos remates de outono serão ofertados, no dia 26 de abril, somente machos, e no dia 29 somente fêmeas.

“O Projeto Terneiro Pampa Certificado surgiu de uma demanda e proposição dos Núcleos Regionais. Eles irão promover as ações para difundir o projeto”, explica o presidente da ABHB, Fernando Lopa. ”O interessante é que contamos com a estrutura sanitária e zootécnica, que a promoção de uma feira oficial exige dos Sindicatos Rurais para colocar a venda os animais, e, em um só lugar, poderemos avaliar e identificar um grande número de animais dentro dos rigorosos padrões de qualidade e sanidade do nosso programa”, completa Lopa.

A 1ª Feira oficial a apresentar os terneiros já identificados pelo programa será a de Santa Vitória do Palmar, em 16 de abril, onde o Núcleo Fronteira Sul promoverá palestras e certificará cerca de 500 animais. Estão previstas ações também em Alegrete e Bagé.

A ABHB informa que a ideia é abranger futuramente todos os produtores e compradores de terneiros Hereford e Braford em feiras oficiais no Rio Grande do Sul e que os sindicatos rurais, que promovem feiras oficiais, possam entrar em contato com a ABHB ou um de seus núcleos regionais para implantar ações do Projeto Terneiro Pampa Certificado e agregar mais valor ao seu evento.

Fonte: Associação Brasileira de Hereford e Braford

Nenhum comentário: