quarta-feira, 17 de agosto de 2011

ABA prepara mega programação de eventos técnicos e comerciais da raça para Expointer 2011

A Associação Brasileira de Angus (ABA) marca presença na 34ª Feira Internacional de Animais, Máquinas Implementos e Produtos Agropecuários, (Expointer), entre os dias 27 de agosto e 4 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), com ampla programação que envolverá julgamento de animais argola e rústicos, cursos de cabanheiro, jurado jovem, shopping de touros Angus, vitrine da carne, workshop carne Angus, campeonato Angus mirim, além da programação de remates e feira da novilha.
O “Curso de Cabanheiro” está entre as atrações preparadas e destina-se a promover orientação e capacitação profissional para criadores e técnicos ligados à pecuária nas principais técnicas de manejo, de modo a permitir preparar o animal para as pistas de julgamento, incluindo cuidados na preparação e técnica de condução visando o posicionamento adequado do animal durante o julgamento, além de melhor forma de apresentação, entre outros tópicos. As aulas acontecem entre os dias 25 e 26 de agosto, no Parque de Exposições Assis Brasil.
O “Curso Jurado Jovem” é outra ação exclusiva da ABA na Expointer, destinado aos entusiastas da raça interessados em aprender os critérios para julgamento da raça nas pistas como também critérios para seleção de animais de acordo com o seu padrão racial. No curso, que tem duração de um dia, os alunos aprendem com os técnicos e jurados mais experientes como fazer a analise técnica dos animais em pista, seguindo todos os preceitos definidos pela associação.
O conteúdo engloba ainda a postura do jurado na pista, sendo ele totalmente imparcial, sério, correto e muito tranquilo em relação a sua decisão, pois está analisando o trabalho de anos do produtor, e principalmente como proceder numa pista de julgamento. O Curso Jurado Jovem da ABA acontece dia 03 de setembro, no parque de exposições de Esteio (RS).
O Campeonato Angus Mirim é a novidade da ABA para o público infanto juvenil, com idade de até 14 anos, filhos de criadores, expositores, tratadores e sócios que tenham proximidade com o Angus. Katiulci Santos, subgerente administrativa da ABA, explica que não se trata de um curso. “A ideia é incentivar o convívio das crianças e jovens com a raça”, diz.
A Vitrine da Carne Gaúcha, promovida pela FARSUL, contará novamente com a participação do Programa Carne Angus Certificada, que realizará, durante todo o período da feira, sessões de desossa e degustação com apresentações técnicas sobre a carne Angus. O objetivo é mostrar ao público as qualidades do Angus em termos de acabamento de carcaça, sabor, maciez, marmorização, destaca Fábio Medeiros, subgerente da ABA – Programa Carne Angus Certificada.
Medeiros chama a atenção ainda apara a presença dos técnicos da associação para tirar dúvidas dos interessados e promover pequenas palestras sobre diversos temas, como o próprio programa Carne Angus Certificada, sanidade animal, entre outros. Participam da iniciativa as marcas Seara Angus, Palatare Angus (Marfrig), Best Beef Angus (Frigorífico Silva) e Zaffari Angus.
O Shopping Angus reunirá no pavilhão de bovinos de corte animais Angus de argola, que ficarão expostos durante toda a semana em uma estrutura totalmente diferenciada, montada para receber os interessados em adquirir estes animais. “Essa é uma oportunidade ímpar para os interessados na raça, porque todos os Angus do shopping irão a julgamento durante a Expointer. Assim, os criadores poderão adquirir animais com chances de ser um campeão na feira”, destaca a gerente da ABA, Juliana Brunelli.
O 8° Workshop da Carne, no dia 1º de setembro, a partir das 13:30h, na Casa RBS, é outra ação da programação oficial da Expointer. O tradicional evento promovido pela ABA contará com palestras direcionadas aos pecuaristas, técnicos e demais interessados. “O workshop da carne Angus é o mais importante fórum de debates da cadeia da carne na Expointer”, afirma o Diretor de Marketing da Associação Brasileira de Angus, Luiz Felipe Moura Pinto.
“Durante o evento, formaremos o painel de marketing da carne, com a presença de Fernando Sampaio (Abiec), que falará sobre o projeto Pecuária Brasil, e de Luciano de Andrade (Marfrig), que discorrerá sobre o programa de Fomento Angus, uma iniciativa privada de estruturação da cadeia produtiva, além de um debate com lideranças estaduais e nacionais”, informa Fabio Medeiros. O evento também contará com painel sobre Comercialização, com a participação do prof. Sérgio de Zen (ESALQ/USP) e do analista de mercado da Bigma Consultoria, Maurício de Palma Nogueira.
De Zen abordará as estratégias comerciais como negociação por indicadores, contratos a termo e futuro entre outras formas de negociação que visam harmonização da relação comercial produtor x indústria. Já Nogueira abordará as perspectivas do mercado para os próximos anos e as ferramentas para que o pecuarista possa analisar e interpretar os cenários do mercado.
Os visitantes poderão degustar um amplo cardápio de pratos elaborados a partir de cortes de carne Angus certificada, no Restaurante Angus, ação comandada pelo chef Jorge Aita, da Churrascaria Santo Antônio. Serão servidos os tradicionais cortes de Carne Angus como entrecot, picanha e costela, rib eye, t-bone e filé mignon.
FONTE: TEXTO ASSESSORIA

Nenhum comentário: