quarta-feira, 17 de agosto de 2011

EUA rejeitam lote de carne bovina do JBS

Resíduo de ivermectina acima do permitido causou recusa do produto
Marcela Caetano

Um lote de carne bovina processada da JBS foi barrado pelos Estados Unidos por conter resíduos de ivermectina acima dos níveis permitidos pelas autoridades sanitárias do país. O produto é da unidade de Barretos e foi devolvido. O Ministério da Agricultura (Mapa) confirma a informação, mas não se manifestou oficialmente. A empresa deverá se posicionar ainda hoje.

A ocorrência fez com que o governo e os representantes do setor se reunissem para discutir o caso. No ano passado, os altos níveis de ivermectina na carne bovina processada causaram o embargo do produto pelos Estados Unidos durante sete meses. O governo e as companhias foram obrigados a adotar uma nova revisão de avaliação do nível do vermífugo, reduzido de 100 partes por bilhão para 10 partes por bilhão, como exigido pelos norte-americanos. Com isso, em 24 de dezembro do ano passado, o embargo ao produto foi suspenso.

Em recente entrevista ao Portal DBO, Fernando Sampaio, diretor da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) comentou as dificuldades encontradas pelas indústrias para atender as demandas norte-americanas de redução dos níveis de resíduos permitidos. Na ocasião, ele informou que a entidade pretende pedir ao Mapa a revisão dos registros dos medicamentos que contenham ivermectina. (clique em Ver Vídeo)

Fonte: Portal DBO com informações da Agência Estado

Nenhum comentário: