quarta-feira, 6 de junho de 2012

Chuvas devem se regularizar no Estado, diz CemetRS


O Centro Estadual de Meteorologia (CemetRS) divulgou, nesta quarta-feira, 6, nota técnica sobre as condições meteorológicas de novembro de 2011 a maio de 2012, as influências na agropecuária gaúcha e as perspectivas para os próximos meses. Conforme o boletim, as culturas do milho e da soja foram as mais prejudicadas pela estiagem, com perdas de 47,3% e 50% em relação à safra anterior.

Em relação ao clima, neste inverno a tendência é de normalidade: a passagem mais frequente de frentes frias deve provocar chuvas regulares e com grande distribuição espacial. Assim, as precipitações deverão ficar dentro da normal climatológica na maioria das regiões.

A nota apresenta as condições meteorológicas do mês de maio, quando foram registradas chuvas abaixo da média em quase todo o Estado, e o prognóstico para junho. Neste mês, os índices de precipitações deverão ficar em torno de 60 milímetros a 100 milímetros, e o predomínio do ar mais seco e frio manterá as temperaturas baixas e com formação de geadas.

Além da agricultura, também a pecuária sofreu perdas com a pouca precipitação pluvial: a estiagem prolongada influenciou no baixo crescimento das pastagens, com reflexos negativos na produção de leite. O boletim aponta que em todas as regiões do Estado os volumes de chuva acumulados entre novembro e maio foram menores que a média normal do período.

A estação de Cruz Alta registrou o menor valor (311 milímetros), 36% da média, que é de 865 milímetros. Já em Santa Rosa foram observados 317 milímetros, apenas 31% do esperado. Na maioria das regiões, os índices de chuva observados no período oscilaram entre 45% e 70% da média normal. Em Porto Alegre foi registrado o maior volume, atingindo 96% do esperado para o período.

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário: