sábado, 9 de outubro de 2010

Qual a importância da Índia no mercado da carne?

O presidente da All Índia Meat and Livestock Exporters Association, Rashid Kadimi, ofereceu durante o Congresso Mundial de Carne ocorrido na Argentina na semana passada uma perspectiva da carne hindu (bubalina) para os mercados em desenvolvimento.
Kadimi citou a emergência da Índia no mercado bovino, produto do consumo em países em desenvolvimento. Isso tem uma consequência direta para os países sul-americanos que começam a perder seu domínio como fornecedores. Nesse sentido, China e Índia passam a ser os principais produtores por demanda interna. Os principais consumidores da carne indiana são África e China.
Vale destacar que as exportações da Índia aumentaram quatro vezes em tamanho em menos de quatro anos. A isso se soma as vantagens da carne de búfalo.
No entanto, o setor enfrenta obstáculos vindos, por um lado, do lobby vegetariano e de organizações anti-consumo de carne; e por outro lado, dos impostos cobrados pelo Governo.
Por último, a carne de búfalo é utilizada para a fabricação de subprodutos que agregam valor e que não agridem o meio-ambiente. A carne halal é um bom exemplo disso. Com a produção halal, a Índia se converteu em um dos principais exportadores do mundo.
Os dados são do site do Instituto de Promoção da Carne Bovina Argentina (www.ipcva.com.ar), traduzidos e adaptados pela Equipe BeefPoint.

FONTE: BEEFPOINT

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