quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Venezuela compra bovinos e carne bovina do Brasil

A Venezuela tem se tornado, a cada ano, um parceiro comercial mais importante para o Brasil, com destaque para o setor da pecuária de corte.

Em função da política do país, houve aumento da necessidade da Venezuela em adquirir alimentos (entre eles a carne bovina), além dos bovinos vivos, importados para ajudar a gerar empregos no país.

Analisamos os períodos de janeiro a agosto de 2007, 2008, 2009 e 2010 e, em média, a Venezuela comprou o equivalente a cerca de 420 mil animais neste período. Isso considerando os bovinos vivos exportados e a carne bovina in natura exportada, que foi transformada em animais respeitando o peso médio da carcaça brasileira. Veja na figura 1 a exportação de carne bovina in natura e exportação de bovinos para a Venezuela nos primeiros oito meses de cada ano.



Observe que em 2009 e 2010 houve aumento da compra de bovinos vivos em níveis acima da compra de carne. Hoje a Venezuela é o grande comprador de bovinos vivos do Brasil.

Mas em termos de faturamento, compensa a exportação de bovinos vivos em relação à exportação de carne. Fazendo as contas proporcionalmente, a exportação de um bovino vivo rendeu faturamento 27% mais alto que a venda da carne bovina in natura (em equivalente a um bovino vivo de cerca de 16@). Bom para a balança comercial brasileira.

FONTE: SCOT CONSULTORIA

Nenhum comentário: