segunda-feira, 24 de maio de 2010

Fenasul movimenta Assis Brasil a partir de hoje

A 6 Fenasul começa na quinta-feira, mas já movimenta o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, a partir de hoje com o trabalho da equipe de desinfecção no desembarcadouro. Além desses profissionais, 63 veterinários e auxiliares da Secretaria da Agricultura (Seappa) responsáveis pela checagem de documentos sanitários, conferência de lotes e pesagem dos animais começam a trabalhar amanhã, data prevista para o início do ingresso dos 2.247 animais inscritos. O movimento deve se concentrar na quarta-feira, quando começam a chegar os 1,5 mil terneiros que serão ofertados no remate de quinta-feira. De acordo com o chefe de exposições e feiras da Seappa, José Arthur Martins, as exigências para ingresso dos exemplares são as mesmas de qualquer exposição agropecuária do Estado.
Além dos 150 expositores de animais que competirão em provas, julgamentos e estarão à venda em dois leilões, a Fenasul terá a participação de três empresas agropecuárias e de uma revenda de carros. Além disso, 25 agroindústrias oferecerão produtos coloniais e artesanato. Este é o segundo ano que o setor participa, mas pode ser o último. De acordo com o 1 tesoureiro da Fetag, Nestor Bonfanti, a permanência dependerá das vendas. Segundo ele, em 2009, com baixa circulação de público urbano, os negócios não passaram de R$ 15 mil e expositores foram embora antes do término do evento. "Se não houver reação, em 2011 não vamos participar."
Se depender do presidente da Gadolando, José Ernesto Ferreira, o movimento de pessoas da cidade irá crescer nesta edição. Para estimular a visitação, calculada em 5 mil pessoas em 2009, não haverá cobrança de ingresso. Quem quiser conhecer a feira gratuitamente deverá doar um quilo de alimento não perecível.
Informações gerais da feira
Principais eventos paralelos
- 33 Expoleite, Outono Angus Show, 8 Feira de Terneiros, Feira de Gado de Corte, Feira de Equinos, Feira de Ovinos, 10 Expoutono (aves, coelhos, chinchilas e cães), cursos e palestras.
Documentos exigidos
- Para todos os animais: Guia de Trânsito Animal (GTA);
- Para bovinos: comprovante de vacinação contra a febre aftosa, exames negativos para brucelose e tuberculose;
- Para equinos: exame negativo para anemia infecciosa;
- Para ovinos: revisão de sarna e piolheira, além de atestado negativo para epiditimite ovina.

Fonte: Departamento de Produção Animal publicado por Correio do Povo

Nenhum comentário: