quarta-feira, 26 de maio de 2010

Vacinação contra a febre aftosa se encerra em 31 de maio no RS

O secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, Gilmar Tietböhl, e o diretor do Departamento de Produção Animal, Cláudio Dagoberto Lucas Bueno comunicam que, após avaliação sobre o andamento da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul, que se iniciou em 1º de maio, utilizando critérios de balanço parcial e estimativa, inclusive em comparativo com etapas de anos anteriores, não vêem motivo, neste momento, para prorrogá-la. Desse modo, a campanha de vacinação do rebanho gaúcho contra a Febre Aftosa deverá findar na data prevista: 31 de maio.

Foram considerados critérios como o fato de ter o RS um percentual de 70% do rebanho pertencente à criadores que devem comprar a vacina, não sendo atingidos, portanto, pelo atraso ocorrido no início da distribuição de doses pelo Governo do Estado. A remessa das doses para os 30% de animais de criadores enquadrados no Pronaf com até 50 cabeças, que recebem a vacina de graça, foi normalizada prontamente, sofrendo um atraso de apenas cinco dias para o princípio da distribuição.

Até o momento, a campanha está se desenvolvendo dentro da normalidade. Na região da Fronteira, por exemplo, estima-se que 80% dos animais estejam vacinados.

FONTE: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário: