quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Vaca clonada gerou mais de uma centena de bezerros no Reino Unido

Anúncio veio depois de denúncia que carne de vaca clonada foi vendida para consumo sem autorização do governo
Uma vaca clonada, cuja descendência já entrou na cadeia alimentar da Grã-Bretanha, pode ter gerado mais de uma centena de descendentes nesse país, informou nesta quinta-feira (5/08) o Holstein UK, organismo que registra o pedigree dos bovinos, em um comunicado publicado em seu site.
Três vacas nascidas de um clone americano teriam gerado 97 bezerros, segundo o Holstein UK.
O organismo publicou esta informação depois que a Agência de Segurança Alimentar da Grã-Bretanha (FSA) anunciou, na véspera, que a carne de um bovino de corte nascido de uma vaca clonada foi vendida para consumo, o que provocou preocupação sobre os efeitos que alimentos provenientes de clone poderiam ter sobre a saúde humana.
Segundo a regulamentação europeia, os produtos alimentícios, incluindo o leite, provenientes de animais clonados devem ser submetidos a controles e obter autorização para poder ingressar no mercado. A FSA precisou que nunca deu autorização ou recebeu pedidos correspondentes.
Os especialistas, no entanto, não acreditam que esse tipo de produto representam um risco para a saúde.
A FSA indicou que rastreou todos os bezerros nascidos na Grã-Bretanha provenientes de oito embriões de uma vaca clonada nos Estados Unidos, dos quais dois morreram quando chegaram a um mês de vida. A carne de dois bezerros , Dundee Paratrooper e Parable, entraram, respectivamente, em 2010 e em 2009, na cadeia alimentar.

FONTE: ÚLTIMO SEGUNDO

Nenhum comentário: