quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Cooperativa da carne em MS tem 25 produtores

A união de pecuaristas de Mato Grosso do Sul para a formação de uma cooperativa de venda de carne diretamente ao consumidor já conta com 25 pecuaristas fornecedores, formando um plantel de quatro mil cabeças de animais disponíveis para abate por ano. Depois de avalizar o plano de negócios, os integrantes do grupo agora se voltam para a definição do estatuto da entidade.
A iniciativa de assumir o elo da comercialização na cadeia da carne partiu de produtores rurais da região de Campo Grande e está sendo concretizada com o apoio do Sindicato Rural do município e a Comissão de Pecuária de Corte da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul). “Entre os pecuaristas integrantes da cooperativa estão dois grandes empresários paulistanos”, destaca o presidente da Comissão, José Lemos Monteiro.
A cooperativa está em fase de estruturação e deverá entrar em funcionamento no primeiro semestre do ano que vem. O objetivo da iniciativa é agregar valor ao produto e diminuir a dependência dos produtores em relação à indústria frigorífica. Segundo Monteiro, o investimento inicial está orçado em cerca de R$ 800 mil, valor que será dividido entre os cooperados.
Com a cooperativa, os criadores querem assumir a ponta da cadeia da carne, chegando direto ao consumidor. “Sabemos criar animais, agora vamos aprender a vender”, ressalta Monteiro. A comercialização será feita em casas de carnes próprias, sendo que inicialmente estão previstas a instalação de dois pontos de vendas próprios em Campo Grande.
O abate de animais será realizado em indústrias do Estado. Como MS tem 16 dos 36 frigoríficos inoperantes, Monteiro acredita que não haverá dificuldade em acertar o processamento da carne para a venda. Para o pecuarista Paulo Sergio da Silveira Lemos, a iniciativa visa criar uma alternativa de colocar o gado no mercado. “O monopólio da indústria é uma das maiores dificuldades enfrentadas atualmente pelo pecuarista”, ressaltou.
As informações são de assessoria de imprensa.

FONTE: Agrolink

Nenhum comentário: