quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Primeiro chip do Ceitec pronto para venda

O primeiro chip desenvolvido no Ceitec está pronto para comercialização.

Ceitec, Chip do Boi, Cylon Gonçalves da Silva, fábrica, porto alegre

Custando R$ 3 a unidade o equipamento foi testado em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) em 250 vacas leiteiras durante um ano.
O equipamento teve 100% de funcionamento. O valor seria menos da metade dos similares importados.
Para Cylon Gonçalves da Silva, presidente do Ceitec, o próximo passo é avançar os estudos a cerca do chip para que o produto tenha condições de coletar maior quantidade de informações sobre o animal.
“Pretendemos alcançar até 2014 o certificado ISO para atender as demandas de nossos potenciais clientes”, disse o executivo.
Cylon apresentou os testes finais do componente no Ministério de Ciência e Tecnologia nesta quarta-feira, 08.
O componente é armazenado num equipamento que se assemelha a um brinco implantado na orelha do animal e registra informações captadas por meio de um leitor eletrônico de tecnologia RFID (Identificação por Radiofreqüência).
Com o equipamento, a pesagem do boi é feita em poucos minutos e os erros no controle manual do gado são eliminados, já que a organização das informações é totalmente eletrônica.
Para o ministro Sérgio Rezende, o produto também permite maior valor comercial da carne bovina, pois o gado rastreado impulsiona a exportação brasileira.
“O chip armazena o histórico do boi, por onde passou, quando foi vacinado, quem são os pais. O produto é importante para garantir a qualidade e a rastreabilidade da carne que estaremos vendendo para o exterior”, disse.
Com 200 milhões de cabeça de gado bovino, o Brasil é o maior exportador mundial de carne.

FONTE: WWW.BAGUETI.COM.BR

Nenhum comentário: