terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Movimentação dos preços do boi gordo em dezembro

Em 2010 o preço do boi gordo atingiu R$115,00/@ no início de novembro.
A diminuição do número de animais confinados e a seca que se prolongou na maior parte das regiões mantiveram as valorizações.
Atualmente não há excesso de oferta, mas a pressão de baixa é grande.
Vamos analisar as variações dos preços do boi gordo em dezembro, nos últimos anos.
Em média, o preço do boi gordo caiu 2,2% em dezembro, desde 2003. Variação semelhante à queda até o momento, de 1,9% desde o início do mês.
As movimentações do preço do boi gordo em dezembro, no entanto, oscilaram bastante nos últimos anos. De queda de 7,9% em 2008 a alta de 4,7% em 2009.
A oscilação de preços em dezembro, assim como em qualquer época, é influenciada por quão esticado, para cima ou para baixo, está o preço.
Observe na figura 1 as oscilações entre janeiro e dezembro de cada ano e as movimentações em dezembro, tomando como base a praça de Barretos – SP.



Nos últimos anos, quando houve valorização até dezembro, durante o último mês do ano, com o início da saída dos animais de pasto, o mercado afrouxou.
O inverso ocorreu em 2009. Vale lembrar que foi um ano atípico, com pluviosidade boa durante a maior parte do ano, praticamente sem entressafra.
Em 2005 a movimentação também destoou dos demais anos. Aqui cabe a lembrança da ocorrência dos casos de febre aftosa em outubro de 2005.
A quantidade de fatores agindo sobre o mercado do boi gordo é muito grande. Mas pelo gráfico pode-se observar que, na maioria dos anos, as variações em dezembro ocorrem em sentido oposto às ocorridas entre janeiro e dezembro.

FONTE: SCOT CONSULTORIA

Nenhum comentário: