O Departamento de Defesa Agropecuária, vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), registrou, na sexta-feira (25), um recorde ao atingir a marca de um milhão de Guias de Trânsito Animal (GTA) emitidas desde o início do ano. A informação é do Serviço de Fiscalização e Controle de Trânsito.
O documento, obrigatório para trânsito de animais, exceto cães e gatos, em todo o território nacional, superou o número de um milhão de unidades emitidas e cadastradas pelo Sistema de Defesa Agropecuária (SDA) no Estado, envolvendo 2,5 bilhões de movimentações de animais.
Na comparação com anos anteriores, o número de GTAs emitidas já supera outros patamares. Em 2009, ao longo de todo o ano, foram pouco mais de 530 mil documentos emitidos e, em 2010, mais de 750 mil. O aumento significativo, segundo o veterinário Rodrigo Nestor Etges, do Serviço de Fiscalização e Controle de Trânsito, demonstra, cada vez mais, a consciência dos produtores frente à importância do documento, imprescindível para que o Serviço Veterinário Oficial possa rastrear animais, manter em dia o saldo das propriedades rurais e, principalmente, controlar a sanidade dos rebanhos.
Conforme a veterinária Gabriela Cavagni, do mesmo setor, somente com manejos sanitários em dia e cumprindo os pré-requisitos determinados pelo Serviço Veterinário Oficial, é que o produtor poderá solicitar a GTA na Inspetoria Veterinária do seu município ou da cidade vizinha.
O número elevado de GTAs emitidas e cadastradas também é resultado de anos de trabalho dos profissionais do Departamento de Defesa Agropecuária (DDA), por meio da realização de barreiras sanitárias, fiscalizações em propriedades e de atividades de educação sanitária, que conscientizam as cadeias produtivas.
Confira na tabela abaixo algumas das principais espécies animais transportadas em 2011 e o respectivo número de GTAs por espécie:
Fonte: Seapa/RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário