sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Já chega ou vai mais?


Bom, nesta semana fui para Campo Grande – MS conversar com produtores sobre o uso do mercado futuro como ferramenta gerencial no curso Transforme sua Fazenda, uma iniciativa da Coan Consultoria e da Academia da Pecuária. A turma foi sensacional! Gostaria de deixar o meu abraço para eles e também parabenizá-los pela iniciativa de aprender mais sobre uma ferramenta que ajuda a fazer a diferença ao longo dos anos. Mas vamos ao mercado!

Mais uma semana de mercado frouxo devido à falta de sustentação da carne no mercado atacadista. Sim, neste momento esse é o motivo da queda, já que as escalas continuam oscilando entre 3 e 6 dias, nada de muito expressivo.

Na verdade, as escalas costumam se comportar de maneira bastante volátil e não foi diferente nos últimos dias. Com a queda, o pecuarista correu pra vender o gado em patamares mais elevados e elas chegaram a aumentar um pouco, mas agora se mantêm nesse patamar que acabei de comentar.

Agora chegou a primeira semana de dezembro. Com ela aumenta o apetite do consumidor, que recebe seus salários e vai às compras do mês. Mas dezembro tem um gosto especial, pois é mês festivo. Além disso, o recebimento do 13º salário ajuda a impulsionar a compra por cortes mais nobres. O movimento costuma ser mais duradouro nesse período.

Isso pode ajudar a sustentar os preços no atacado nestes próximos dias. E isso é extremamente importante para que o valor da arroba não caia ainda mais ou até mesmo se recupere um pouco. Tem gente falando que dezembro é fraco, mas não é o que a história nos diz. Observe o nosso primeiro gráfico desta semana:

Gráfico 1.
Comportamento do boi casado no mercado atacadista nos meses de dezembro.

Fonte: Broadcast/Cepea

A figura mostra que nos últimos 6 anos, 67% das vezes o atacado reagiu em dezembro. Portanto, acho que temos uma boa chance de que 2011 responda positivamente a essa estatística. Não é regra. No mercado não existe certeza, mas é o que tem acontecido com maior frequência.

Aliás, hoje, dia 1º de dezembro, o atacado já mostrou sustentação próximo aos R$6,60/kg para o boi casado. Como é início de mês, acho que essa reação pode ter justificativa palpável. E lembram-se do gráfico da semana passada? Para quem não se lembra, vou colocá-lo novamente e atualizado. Acho que vale a pena acompanhar o movimento.

Gráfico 2.
Evolução das escalas de abate, equivalente físico e indicador Cepea/ESALQ à vista.

Fonte: Broadcast/Cepea

A arroba tem acompanhado o atacado. Ele está ditando o caminho. O último movimento do atacado sugere um suporte. Levando em consideração o início do mês, fatores fundamentais e técnicos coincidem. Boa notícia!

As exportações não têm ajudado muito. Estão patinando. Volume e faturamento caíram 3% no último mês em relação a outubro. Isso não ajuda a escoar a produção e diminuir a pressão de baixa neste momento. E de acordo com os dados semanais, a última semana de novembro foi a pior do mês para a receita com carnes, o que faz sentido devido ao comportamento dos preços nos últimos dias. Na comparação ano-a-ano, entretanto, o cenário é bem melhor. A reação foi de 41% para o faturamento e 31% para o volume embarcado. Resultado de um dólar mais favorável.

Bom, além do atacado que poderá ajudar nos próximos dias, temos um fator técnico que também me faz pensar em suporte neste momento. Pra quem conhece, o Fibonacci nos mostra um suporte exatamente neste momento. Observe:

Gráfico 3.
Evolução dos preços do boi casado no mercado atacadista de São Paulo (R$/kg).

Fonte: Broadcast/Cepea

Bom, se o suporte nos 50% de retração se confirmar, podemos ver o boi firmar novamente nas próximas semanas.
O gráfico do preço da arroba está muito parecido com esse aí em cima. A diferença é que ele está próximo dessa linha do meio, os 50%, mas ainda não reagiu depois disso. Como o boi tem acompanhado o atacado, parece que o movimento será semelhante e os 50% serão respeitados.

Bom, pessoal. Por enquanto é isso. A correria foi forte nesses últimos dias de mercado. Vi muita gente falando sobre a arroba de um jeito que parecia que o mundo ia acabar. Mas não há mal que nunca acabe nem bem que sempre dure, não é o que dizem?

No nosso caso, não é diferente. Afinal de contas, pelo que tenho visto, o boi de pasto ainda não conseguiu ficar pronto num volume suficiente pra fazer as escalas ficarem com cara de safra. Basta o consumo dar a força necessária para o equilíbrio demanda X oferta pender pro lado que a gente gosta.

Abraços a todos e até a próxima.

FONTE: www.agroblog.com.br / autor Lygia Pimentel

Nenhum comentário: