terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Nunca subestime uma safra

Reprodução permitida desde que citada a fonte

Ok! Vamos ficar um pouco mais técnicos que o normal aqui hoje. Abaixo temos o gráfico do indicador Esalq/BVMF da arroba do boi. Para isso vou colocá-lo grande. É para demonstrar com clareza o que gostaria de dizer. Desculpem-me antecipadamente quem não entender nada do que direi hoje.


O que é esse gráfico? Como se lê, ou se entende, ou se olha para ele? Bom, na realidade temos dois eixos aqui — um horizontal, que é o eixo do tempo marcado pelos meses, e outro eixo vertical, que são marcados os preços da arroba. Percebendo isso, você já entendeu mais de 90% do gráfico.
Os outros 10% são representados por essas linhas e esses retângulos. Temos duas linhas — uma vermelha e outra preta pontilhada. Temos dois quadrados, um verde e outro amarelo. Cada um desses desenhos representa um estudo. Então como você é excelente em matemática, temos aqui quatro desenhos; temos quatro estudos.
Primeiro vamos falar dos retângulos amarelo e verde. Eles formam a minha visão atual da arroba, caro leitor. Antes da gente continuar, entenda uma coisa, e isso é importante. A gente nunca sabe para onde os preços estão indo. Ninguém sabe. Adivinhar o futuro é um dom que não foi dado aos homens. Como a gente faz então sem brincar de adivinho? Assim: a partir do preço atual, a gente olha a possibilidade de a arroba subir. O outro lado também a possibilidade dela cair, a partir daqui.

“Daqui” me refiro aos dias de hoje. A possibilidade dos preços da arroba rumarem para uma ou outra direção.
Então, alguns estudos foram feitos e chegamos a esses dois retângulos, esses dois caminhos que a arroba pode seguir.
Ela poderia subir para uma área entre 110 e 112 reais que é marcada no retângulo verde.
Ela poderia cair para a região entre 90 e 95 reais, marcada por esse retângulo amarelo.
Não vou te chatear como cheguei nesses números aqui. Para quem quiser saber como apliquei Fibonacci para chegar até eles, me escreva depois.

A linha vermelha e a reta pontilhada são outros dois estudos que nos indicam um piso para a arroba. Observe a linha pontilhada cai exatamente dentro do retângulo amarelo. Isso é mera coincidência, mas é uma feliz coincidência que reforça nossa visão de piso entre 90~95 reais.
A linha vermelha nos indica um ponto mais abaixo ainda, um preço ao redor de 85 reais. Em um momento de extrema oferta de animais é até onde a arroba poderia vir, mas marco essa linha no gráfico somente para nos balizar — na realidade para a arroba cair até 85 reais, seria o mesmo que o mercado cair 27% desde o pico. Isso não ocorreu antes no plano real, nem nos períodos de aftosa e nem em 2008 na crise de crédito, então é seguro descartar uma arroba abaixo de 90 reais para a safra desse ano. É seguro dizer que é difícil os preços irem até lá, porém como todo seguro morreu de velho, a gente tem que saber desses valores, vai que o mercado dá uma degringolada a gente sabe até onde ele pode ir e agirmos de acordo.

Restam-nos os 90~95 reais de piso. Olhando para o contrato de maio hoje ao redor de 99 reais, o contrato de maio torna aos nossos olhos, um bom preço. Isso se a arroba vier a cair até lá. Pode acontecer? Ah, sim... Pode sim. Não subestimaria a safra se eu fosse você. Aliás, essa é uma das duras lições que aprendi nesses quatorze e poucos anos que lido com o mercado. Nunca subestime uma safra. Nunca subestime uma entressafra. Em outras palavras, é muito arriscado apostar contra, ainda mais quando os preços de safra no mercado futuro já estão em patamares significativamente superiores ao piso.
Porque digo isso? Lembre-se de quanto estava valendo o contrato de maio há trinta a quarenta e cinco dias atrás? Ao redor de 91 reais. Percebe o quanto ele estava barato quando a gente sobrepõe esse contrato de maio sobre esses indicadores que comentamos aqui? O piso ao redor de 90~95 reais... Que abertura teria então o maio, para ser vendido pelo produtor? Claro que não.

Mas o maio valendo 99 reais é outra história. Ele está atualmente quatro reais acima do intervalo de 90~95 reais e a coisa atualmente mudou de figura. Se você acha que a arroba tem chances de cair até lá e se você respeita a safra, pois afinal de contas a boiada do MS ainda não entrou no mercado. Agora que está chovendo aqui, pelo menos aqui no sul do estado que só tem invernista.
Sim, 99 é outra história também por outro motivo. De 117,18 para 99 reais temos uma queda de 15%, certo? Pois quinze por cento é exatamente a queda média das entressafras desde 1995 até 2010. O mercado tem ou não tem senso de humor!? Entendeu? Atualmente o mercado está na média das quedas das safras. Obviamente nas minhas continhas dos 90~95 reais, estou mais pessimista que o mercado atualmente... Fazer o quê? Quem manda ser filho de mineiros de Campina Verde e de Ituiutaba? Desconfiado...
E se essa queda não se confirmar e a arroba subir a partir daqui? Para isso temos outro objetivo — uma arroba entre 110 e 112 reais. Sim, não me surpreenderia ver a arroba subir mesmo na safra, se o mercado estiver mais firme que imagina-se, isso sem falar na entressafra.
Ta, vamos falar de entressafra então. Vamos começar a traçar um esboço. Nem passamos pela safra ainda e eu acho meio desrespeitoso esnobar a safra assim, como se ela já estivesse concluída ou pior... Precificada.

Tivemos 16 entressafras desde 1995. Em 4 delas o preço da arroba não rompeu o pico do ano anterior. Em 12 ocasiões ela rompeu o pico do ano anterior. A média foi uma arroba rompendo o pico anterior em 4%. Isso quer dizer que a história favorece um novo pico para a arroba em média.
Mas não sei se é coincidência ou não, nos anos de altas expressivas da arroba, o ano seguinte é um ano fraco. Picos extremos ocorreram em 1999, a arroba não fez novo pico em 2000. Tivemos outro pico em 2002, a arroba fechou 2003 com alta irrisória. Em 2007 e 2008 foram anos bons, 2009 foi um ano de preço ruim na entressafra...
... E temos agora 2010. Nossa base é curta, são apenas dezesseis anos pelo que vimos nessa curta história, é de se esperar 2011 um ano fechando com uma arroba um pouco abaixo ou ao redor de 2010, como pico da entressafra?
A história, não eu, diz isso. Então, seremos conservadores e diremos que sim, esse ano a arroba fechará abaixo do ano passado? É aonde mais ou menos coloquei o retângulo verde, com uma arroba entre 110~112 reais.

Agora olhe para o contrato de outubro e observe. Ele fechou essa sexta-feira valendo ao redor de 106 reais, abaixo de um cenário conservador para a entressafra como coloquei acima ao redor de 110~112 reais. O que fazer com essa informação?
A média das entressafras como disse, é de uma alta de 4%. Isso ainda é altista. Agora vamos pegar somente as médias em que a entressafra fechou em baixa em relação ao ano anterior, teríamos uma arroba entre 103 e 109 reais. Caramba, o contrato futuro está bem no meio dessa previsão, hein? Ou seja, ele está apostando em um ano de preços ruins para a arroba, similar aos anos ruins do passado.

Então, para resumir, olhe só que interessante.
Para a safra temos as seguintes balizas: 90~95~99. O contrato futuro hoje está em 99, em linha com o que ocorreu nas entressafras passadas, porém tecnicamente em alta com o que demonstramos no gráfico.
Entressafra: 103~106~109~110~112. Hoje o contrato futuro está valendo 106 reais, dentro da média das piores entressafras históricas, porém abaixo do que tecnicamente mostrei no gráfico.
Para você ver como são as coisas. Tem hora que esses mercados não são fáceis.
O que tirar disso tudo? Atualmente o mercado futuro está precificado. Ele está dentro de uma área imaginária que existe a probabilidade dos preços demonstrados atualmente poderão tornar-se realidade.
Por outro lado, e é o que nos importa agora, o mercado nos deu uma baliza. Acima de 99 reais para maio e abaixo de 103 reais para outubro esses contratos futuros, saem um pouco fora do que seria previsível e mereceria uma ação.
Taí ó... Um pouco de diversão light no universo de comercialização de gado no Brasil. Ah, nada como se divertir um pouco estudando o mercado, vocês não acham?

FONTE: CARTA PECUÁRIA - AUTOR ROGÉRIO GOULART

Nenhum comentário: