sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Sindicato da carne reclama a falta de matéria-prima - Pelotas

Dirigentes do Sindicato da Carne de Pelotas e Capão do Leão (Sicapel) estiveram reunidos na sala de embarque do aeroporto internacional de Pelotas com o vice-governador Beto Grill (PSB) e o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi (PT), em busca de ajuda do governo Tarso à escassez de matéria-prima nos frigoríficos e solicitando a inclusão do Estado no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi), pois atualmente apenas alguns municípios gaúchos conseguem comercializar seus produtos para outros estados.
Conforme o vice-presidente do Sicapel, Paulo Corvello, os frigoríficos pelotenses têm sido prejudicados com a exportação de gado em pé. No frigorífico dirigido por Corvello, a dificuldade em comprar animais diminuiu o abate diário. Com capacidade para 250 animais/dia, apenas 150 estão sendo abatidos no frigorífico Famile. Segundo ele, em no máximo uma semana, as reivindicações por escrito serão entregues.
A unificação dos sistemas de inspeção ampliaria os mercados consumidores disponíveis às empresas de Pelotas. Assim como já ocorre com estabelecimentos de Erechim, Santa Cruz e Rosário. O vereador Milton Martins (PT), que também participou do encontro, informou que o documento a ser entregue ao governo do Estado deverá apresentar dados como número de trabalhadores, geração de impostos e capacidade de abate da cadeia produtiva.

FONTE: DIÁRIO POPULAR

Nenhum comentário: