quinta-feira, 12 de abril de 2012

Avaliação dos impactos da pecuária gaúcha na dinâmica do efeito estufa




Avaliação dos impactos da pecuária gaúcha na dinâmica do efeito estufa
O papel da atividade pecuária na dinâmica de emissão de gases de efeito estufa (GEE) vem sendo bastante debatido e discutido. Porém, não existe nenhum estudo mais sistematizado e científico que mensure de forma precisa o peso da atividade agropecuária nesse processo. Para suprir essas lacunas e avaliar como a pecuária se insere nesse processo, a Embrapa está liderando um projeto, a Rede Pecus, que vai avaliar a emissão de gases de efeito estufa pela criação de animais nos seis biomas brasileiros, entre ele o Pampa Gaúcho.

No caso do Bioma Pampa, as pesquisas estão sendo coordenadas pela Embrapa Pecuária Sul, mas o trabalho vai contar com a participação de pesquisadores de outras instituições brasileiras, como UFGRS, UFPel, UFSM, Fepagro/RS, além de instituições internacionais como Universidad del Centro de la Província de Buenos Aires (Argentina), Universidad de la Republica (Udelar, Uruguai), Universidade da Califórnia (Davis, EUA), Esalq, Inra (França).

Na terça-feira e quarta-feira (11 e 12/04), a líder nacional da Rede Pecus, Patrícia Perondi de Oliveira, pesquisadora da Embrapa Pecuária Sudeste, estará visitando as instalações da Estação Experimental Agronômica da UFRGS e a Faculdade de Agronomia da mesma instituição. A pesquisadora vai conhecer os projetos iniciados e planejados para a avaliação dos GEE na atividade pecuária do Pampa, bem como as ações mitigadoras por meio de práticas sustentáveis de produção. Com a presença de pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul, da UFRGS e de outras instituições, Patrícia Perondi vai ficar a par das metodologias que estão sendo desenvolvidas e empregadas para avaliar a emissão de metano e nitrogênio e a capacidade dos solos em estocar carbono em áreas de Integração Lavoura-Pecuária na estação experimental. Além disso, serão apresentados outros experimentos na mesma área, como a utilização de pastagens nativas e cultivadas na alimentação dos animais e seus efeitos em relação à retenção de carbono pelo solo.
Serviço:
Datas – 11 e 12 de abril de 2012
Locais – Dia 11 - Estação Experimental Agronômica da UFRGS – Eldorado do Sul (RS)
Dia 12 – Faculdade de Agronomia da UFRGS – Porto Alegre (RS)

FONTE: AGROLINK

Nenhum comentário: