quinta-feira, 12 de abril de 2012

Carne certificada Angus firma parceria no Paraná


A expectativa é de que mais 18 mil animais sejam abatidos pelo programa nos próximos 12 meses 

Mônica Costa 

Clique aqui para abrir a galeria
A Associação Brasileira de Angus (ABA) anunciou nesta quinta feira, 12, durante a Expolondrina, a inclusão da carne produzida pela Cooperativa de Carnes Nobres do Vale do Jordão (CooperAliança) de Guarapuava (PR) no Programa Carne Angus Certificada.

A entrada da CooperAliança marca o início do programa no Paraná, que já está presente no Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Goiás, envolvendo 14 plantas frigoríficas dos parceiros Marfrig, VPJ e Silva”, ressalta Paulo de Castro Marques, presidente da ABA.

Em 2011 foram abatidos cerca de 200 mil animais no programa. A inclusão da CooperAliança deve aumentar em 9% a oferta de Angus certificado. “Atualmente a cooperativa abate 500 animais por mês, com a certificação, esperamos que até o final de 2012 este número salte para 1,5 mil animais mensais e até abril de 2013 vamos atingir a marca de 18 mil bovinos abatidos”, afirma Reynaldo Salvador, diretor do programa de certificação da Angus.

O Estado do Paraná desponta como um grande criador de Angus, com mercado interno promissor e aquecido. Em 2011, 42% de todas as doses de sêmen vendidos no Paraná foram de reprodutores da raça.


Lojas 100% angus
O programa também prevê a comercialização da carne certificada.” Nos demais estados, a carne certificada é comercializada pelos frigoríficos e vai para as gôndolas dos supermercados com carnes certificadas de outras procedências. No Paraná vamos licenciar lojas que venderão exclusivamente a carne certificada Angus”, diz Salvador.

A integração da cadeia deve render aos a 38 pecuaristas da CooperAliança, que produzem animais Angus e Cruza Angus, prêmios acima do bônus recebido pelos pecuaristas gaúchos, que hoje recebem até 10% acima do valor de balcão para machos e fêmeas. 


Vale ressaltar que os pecuaristas do Paraná conseguem abater animais Angus ou Cruza Angus de 14 meses, com peso vivo de 500 kg e peso carcaça de 270 kg, comprovando que o Estado apresenta ótimas condições para a criação de Angus”, continua Salvador, projetando que até o final de 2012 o Programa Carne Angus Certificada deverá firmar parcerias com outros grupos locais.

Fonte: Portal DBO

Nenhum comentário: