segunda-feira, 26 de julho de 2010

Fazendas de MT se destacam

Mato Grosso mais uma vez é destaque na pecuária nacional. Desta vez, as estrelas foram as equipes das fazendas Jaó, em Nova Xavantina (a 637 quilômetros de Cuiabá) e Reunidas da Serra Negra, em Vila Bela da Santíssima Trindade (547 quilômetros da Capital). Com uma nova fórmula de produzir carne com qualidade, conquistaram o prêmio Bem-Estar Animal da Merial cujo objetivo é incentivar as boas técnicas de manejo e mostrar como elas podem contribuir para o aumento da rentabilidade.
Ver a pecuária como uma atividade profissional. Este foi um dos pensamentos que levou a equipe da Fazenda Jaó a conquistar o prêmio da Merial. Com gestão eficiente, treinamentos constantes e olho na rentabilidade, a equipe conseguiu superar todas as metas propostas. Mas não é só isso. Os funcionários seguem corretamente o programa sanitário e não economizam esforços na hora de qualificar a mão-de-obra. Os cuidados se estendem para a fábrica de ração e confinamento. A empresa também investe no abastecimento de água, fornecimento de energia elétrica e divisão de pastos.
Na fazenda Reunidas Serra Negra o cotidiano não é muito diferente. Os animais produzidos são referência de qualidade genética, nutrição e manejo. A mão-de-obra é um ponto muito importante para o pecuarista Antônio Sanches, há cinco anos no programa Soma. Ele conta que mesmo com os treinamentos constantes já trocou 80% da mão-de-obra. Todos os bimestres são realizados cursos para melhorar o manejo que prioriza o bem-estar animal, a aplicação racional de medicamentos, entrada de confinamento e principais enfermidades de bovinos.
O gerente de relacionamento com pecuaristas da Merial, Adilson Moura, explica que a empresa oferece aos seus clientes não apenas produtos, mas soluções integradas que visam o aumento de produtividade. "Para obter eficácia no uso dos medicamentos é preciso considerar uma série de aspectos, inclusive promover tratamentos com mais adequação aos animais".
Moura destaca ainda a importância de se divulgar estes conceitos. O gerente chama a atenção para cuidados como as instalações do curral, tronco de contenção, seringa, brete e embarcador e condução com paredes fechadas para evitar que os animais se machuquem. Isso sem falar na substituição dos ferrões, choques, pancadas e gritos por bandeiras.
Este conjunto de ações garantem maior eficácia no controle do rebanho e evita que o animal se machuque ou comprometa a produtividade tanto no ganho de peso, como na qualidade do couro. "Nosso principal objetivo é o de fomentar a utilização do manejo de bem-estar animal e a aplicação correta dos produtos Merial afim de proporcionar a melhor saúde animal para os bovinos tendo como conseqüência a maior lucratividade para os clientes cadastrados no Soma".
A premiação da Merial acontece anualmente e é destinada aos pecuaristas que integram o programa de relacionamento da empresa. Na eleição, a equipe técnica avalia a forma de aplicação dos produtos, armazenamento dos medicamentos e vacinas, manejo das agulhas e seringas, conservação da vacina durante a aplicação e o registro dos procedimentos. Neste ano, as propriedades foram vistoriadas e os funcionários receberam treinamento para implementação destes conceitos.

FONTE: Gazeta Digital
Autor: Elaine Perassoli

Nenhum comentário: