quinta-feira, 29 de julho de 2010

Mapa acredita na erradicação da aftosa ainda esse ano

Em relação à reunião com o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), Bernard Vallat, nesta quarta-feira (28), o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, disse que o dirigente reconheceu os trabalhos do Ministério da Agricultura nos avanços obtidos pelo Brasil. "O diretor veio verificar in loco como estamos trabalhando na fronteira com a Bolívia. Atravessamos 80 km do território boliviano, para combate à febre aftosa", enfatizou.
O ministro informou, ainda, que Vallat pediu colaboração ao Brasil para trabalhar em outros países da América Latina, em que ainda há ameaça da doença. "Estamos caminhando para avançar na classificação de país livre com vacinação, até o fim do ano. Temos que tratar do assunto com segurança, porque envolve um dos maiores rebanhos do mundo", informou.
Para tornar o Brasil livre da febre aftosa com vacinação até o fim deste ano, "estamos buscando o fortalecimento dos serviços veterinários oficiais nas regiões Norte e Nordeste, com a estruturação de escritórios, contratação e capacitação de profissionais e melhoria da vigilância. Além disso, desenvolvemos campanhas de vacinação diferenciadas, com agulha oficial em 12 municípios da Calha do Rio Amazonas e no Amapá", ressalta o secretário de Defesa Agropecuária, Francisco Jardim. O ministério está realizando auditorias para avaliar o funcionamento dos serviços veterinários estaduais e as atividades desenvolvidas naquelas regiões.
O representante da OIE afirmou que a política de erradicação da febre aftosa no Brasil é eficaz, exemplo a ser seguido em todo o mundo. "Em um curto período, o País conseguiu ampliar os limites territoriais livres de aftosa, condição fundamental que abre mercados e aumenta a capacidade de exportação de qualquer nação", finalizou Vallat.

EUA
Wagner Rossi, acredita que as exportações de carne bovina processada para os Estados Unidos sejam retomadas ainda em agosto. "Essa questão está muito bem equacionada. Na próxima semana o ministério vai entregar as primeiras análises técnicas sobre resíduos em medicamentos. O retorno depende da apresentação de resultados consistentes", destacou, durante a abertura das comemorações dos 150 anos do Ministério da Agricultura, nesta quarta-feira (28), em Brasília.
Rossi disse que o Brasil está "fazendo a lição de casa", com o plano de ação desenvolvido pelos técnicos da pasta, representantes dos setores público e privado. "Tenho cobrado das empresas responsabilidade com um mercado tão importante para o Brasil", ressaltou.

FONTE: Mapa, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

Nenhum comentário: