quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

BAGÉ/RS - Núcleo realiza projeto Terneiros do Futuro

Ao se avaliar a cadeia produtiva da pecuária de corte da região, é possível observar a crescente demanda por terneiros, decorrente, em grande parte, do aumento da atividade de invernada,...

Divulgação



TERNEIROS: projeto quer auxiliar na evolução da cadeia produtiva


... não esquecendo das áreas de agricultura, uma vez que a ampliação das áreas de pastagens cultivadas têm diminuido o espaço para a cria.
Nesse contexto, a atividade de cria vem ganhando importância, já que cumpre a função de abastecer toda esta grande cadeia com terneiros de qualidades.
Esta realidade levou o Núcleo de Produtores de Terneiros de Corte de Bagé desenvolve o projeto “Terneiros do Futuro”, que tem como objetivos promover a integração, fomentar a comercialização entre os núcleos de produtores, em especial através da troca de produtos.
Além de facilitar o acesso ao melhoramento genético para os produtores de terneiros de corte, buscando uma maior padronização e melhoria na qualidade dos terneiros ofertados nas feiras oficiais.
Outro ponto é promover ação social entre produtores, através do acesso à genética superior, que agrega valor ao produto e melhora a renda e a qualidade de vida dos referidos produtores além de valorizar e fortalecer os eventos oficiais da Associação e Sindicato Rural de Bagé.

Como funciona o projeto
********************

O projeto consiste na possibilidade de produtores de terneiros adquirirem reprodutores e ventres Hereford, Braford, Aberdeen Angus e Brangus de Bagé, nos eventos oficiais dos Núcleos de Criadores destas raças, e efetuarem o pagamento destes reprodutores e ventres nas feiras oficiais de terneiros, em produto, já que a maioria dos produtores de touros são também invernadores, e tem, assim, interesse em ficar com os terneiros.
Os touros comercializados devem ter o padrão de qualidade preconizado pela associação da raça, assim como a marca de registro definitivo. O Núcleo de Produtores de Terneiros de Corte de Bagé disponibiliza seus técnicos para auxiliar os produtores interessados a fazerem a escolha dos touros mais adequados, nos eventos oficiais, mediante a avaliação dos rodeios de cria. O Núcleo se responsabiliza ainda a realizar acompanhamento técnico em benefício dos produtores que aderiram ao projeto, através de uma visita mensal, por um período de seis meses, visando fornecer orientações sobre o manejo dos animais adquiridos, a fim de que seja atingida a máxima produtividade.
Com a iniciativa, que já está sendo realizada, o Núcleo pretende auxiliar a evolução da cadeia produtiva da pecuária de corte, buscando o melhoramento genético na fonte, que é a produção de terneiros.

FONTE: MinuanoOnline

Nenhum comentário: