segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Marfrig anuncia nova estrtura organizacional

Marfrig anuncia nova estrtura organizacionalA Marfrig Alimentos S.A. informa a seus acionistas e ao mercado em geral a nova estrutura de sua organização, aprovada pelo Conselho de Administração em reunião realizada nesta data, com sua nova unidade operacional, Seara Foods, e a realização de ajustes estruturais na Holding do Grupo e na Marfrig Beef, cuja criação já havia sido anunciada ao mercado em Outubro de 2011.

O objetivo da Seara Foods é garantir uma maior integração e, consequentemente, a criação de mais sinergias operacionais no segmentode aves, suínos e alimentos processados do Grupo - Seara, Moy Park e Keystone Foods – que continuarão operando com suas identidades próprias, enquanto as alterações no âmbito da Holding buscam acentuar o foco nas decisões estratégicas.

O formato de divulgação das informações financeiras seguirá o mesmo padrão por segmento já utilizado na Marfrig Alimentos S.A.

Desta forma, a configuração da estrutura da Empresa passa a ser a seguinte:



FONTE: MARFRIG

PARA ESCLARECER:

O que é CEO, CIO, COO e CFO?

Muitas pessoas possuem dúvidas com relação ao significado das nomenclaturas CEO, CIO, COO e CFO. Além disto, existe a dificuldade em entender a estrutura organizacional das empresas baseadas no modelo estrangeiro.



Após um bate-papo interessante com um dos mentores da QuicksysYuri Gitahy, chegamos a uma explicação simples, objetiva e que pode sanar diversas dúvidas.
Conselho – Board 
Participam do Conselho os principais acionistas e/ou seus representantes. Por exemplo, se uma empresa é aberta na bolsa e o Fundo Previ tem 20% das ações da mesma, no Conselho terá uma cadeira para o representante do Fundo Previ. Head of the Board é o Chefe do Conselho. É a pessoa responsável por dar a palavra final. Normalmente é algum indivíduo eleito entre os próprios conselheiros.
CEO – Chief Executive Officer 
O CEO é o cara que chefia a empresa inteira – equivalente ao presidente nas empresas brasileiras. No Brasil, o presidente manda e desmanda. No modelo estrangeiro, o presidente é submetido ao Conselho, ou seja, o Chefe do Conselho manda no CEO. É capaz de demiti-lo, caso ele não ande na linha.
Abaixo do CEO, temos:
COO – Chief Operations Officer
Tambem chamado de “VP de Operações” no Brasil, ele cuida das finanças, RH, administrativo e etc;  Tudo que é relativo à operação de rotina da empresa, ou seja, todas as áreas que formam as engrenagens do negócio. Ele pode ser visto como um diretor-geral.
CIO – Chief Information Officer
Algumas empresas têm o CIO, pessoa responsável pela a área de TI e pelo acesso/controle à informação.
CFO – Chief Financial Officer
Indivíduo responsável pelo controller financeiro (separado do COO). Normalmente o CEO manda no COO, que do lado dele tem o CFO, CIO e etc;
FONTE: BERNARDO PORTO fundador da DeskMetrics, Quicksys e Associação Brasileira de Startups.

Nenhum comentário: