quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Secretário vai a Brasília tratar de questões relacionadas ao Programa de Valorização da Carne Gaúcha

O secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, esteve em Brasília, nesta quarta-feira (29), tratando com o Ministério da Agricultura e a Embrapa de questões relacionadas com ao Programa de Valorização da Carne Gaúcha. Acompanhado pela coordenadora técnica da Câmara Setorial da Carne, Anna Suñe, Mainardi participou de reuniões com o presidente da Embrapa, Pedro Arraes, e com o Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Enio Marques.
No encontro com o dirigente da Embrapa foram definidos os últimos detalhes do convênio que deverá ser assinado, nos próximos dias, e que possibilitará a participação da instituição de pesquisa no programa gaúcho. A Embrapa, por meio de sua unidade estabelecida em Bagé, ficará responsável pela capacitação dos técnicos que atuarão na extensão rural e também coordenará os trabalhos que resultarão no desenho institucional e operacional do Instituto da Carne.
O instituto, que ainda será criado, será o responsável pelo gerenciamento do Programa de Valorização da Carne Gaúcha. "A Embrapa não faz extensão rural, mas está aparelhada para capacitar os técnicos que trabalharão nesta importante etapa de consolidação do programa desenvolvido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, em parceria com os demais atores desta cadeia produtiva", declarou Arraes.
Com o secretário de Defesa Agropecuária, depois da apresentação do relatório da viagem feita por técnicos da Secretaria da Agricultura e do próprio Ministério da Agricultura à Irlanda e à Bélgica, para conhecer os sistemas de identificação e registro do gado de corte executado na União Européia, foram tratados outros temas relacionados com o programa.
Um deles diz respeito à criação de um grupo de trabalho, com representantes da Secretaria da Agricultura e do Ministério da Agricultura, para apresentar propostas que apontem para a integração da Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), operada pelo Governo Federal, com o Sistema de Defesa Agropecuária (DAS), gerenciado pelo Governo gaúcho. "É fundamental para o sucesso do programa que estas duas plataformas de comuniquem", definiu Anna Suñe. Enio Marques deverá apresentar uma proposta, na próxima semana, durante a Expodireto, que se realiza em Não Me Toque.
Mainardi solicitou, ainda, que o Ministério da Agricultura articule junto à Secretaria de Relações Internacionais do Governo Federal, a assinatura de um convênio com o governo belga, que possibilite intercâmbio de experiências na área de identificação e registro animal. "Os belgas tem um dos melhores sistemas nesta área e estão dispostos a colaborar conosco, o que dará maior qualidade a esta área do Programa de Valorização da Carne Gaúcha", resumiu Mainardi.
Texto: Marcos Pérez
FONTE: JUSBRASIL

Nenhum comentário: