quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Aumento do volume de carne bovina exportada para o Chile

O embargo chileno à carne bovina brasileira terminou no final de abril de 2009, e desde então, o volume embarcado para o país custa a aumentar.

É um mercado que exige qualidade e compra preferencialmente cortes do traseiro, sendo uma boa opção para o escoamento da carne brasileira. No entanto, segundo os próprios exportadores, o Chile exige muito pelo que paga pela carne, o que acaba dificultando o crescimento deste mercado.

Mas em agosto a exportação atingiu o volume recorde desde abril de 2009, chegando a 3,8 mil toneladas equivalente carcaça (tec). Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), analisados pela Scot Consultoria. Observe a figura 1.



É um volume pouco representativo no total da exportação brasileira, de pouco mais de 2% do total, mas trata-se de mais um mercado dentre os mais de 150 atendidos pelo Brasil.

O Brasil chegou a exportar quase 90 mil toneladas de carne bovina em 2005 para o Chile. No entanto, para atingir valor semelhante, as exportações mensais devem aumentar muito, chegando a 7,3 mil toneladas, quase o dobro do exportado em agosto.

FONTE: SCOT CONSULTORIA

Nenhum comentário: