quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Número de abates volta a crescer em 2010

Indústria espera este ano ter um volume 20% maior do que o de 2009
Patrícia Lima
Depois de atingir o status – e o preço – de artigo de luxo, o equilíbrio deve voltar ao mercado de carne bovina no Estado. Com reduções no número de animais para o abate desde 2007, a indústria de beneficiamento espera este ano ter um volume 20% maior do que o de 2009.
Elaborada pelo Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados do Rio Grande do Sul (Sicadergs), a estimativa reflete uma realidade originada nos campos. O Rio Grande do Sul fechou 2006 com 2,2 milhões de abates. Em 2009, o número caiu para 1,4 milhão. Mas a qualidade do rebanho, as vantagens na tributação e os investimentos na produção e na indústria são os motivos do otimismo do setor.
– A carne gaúcha tem uma qualidade superior, comprovada pelo nível apresentado na Expointer – afirma o presidente do Sicadergs, Ronei Lauxen, reempossado para mais três anos.
Durante a solenidade de posse, ontem, Lauxen convocou o segmento para formar um grupo de trabalho, em conjunto com o governo do Estado, e acelerar o processo de rastreamento do rebanho bovino gaúcho.
Para Ronaldo Santos, proprietário de um frigorífico em Santo Antônio da Patrulha, o setor precisa de integração com o produtor. Segundo Santos, de nada servem os investimentos em tecnologia feitos na indústria se a aquisição de matéria-prima está sujeita às variações do mercado.
Gilmar Tietböhl, secretário de Agricultura do RS, aponta que a harmonia entre todos os elos da cadeia, respaldada por uma política agrícola nacional bem definida, vai possibilitar a concretização das previsões positivas.

FONTE: ZERO HORA

Nenhum comentário: