Pelo código de barras, clientes podem consultar, pela internet, todo o processo da cadeia produtiva do alimento; até o final do ano, itens do hortifruti vão integrar o programa.
O Walmart Brasil, parceiro estratégico do Akatu, está comercializando carne de marca própria “Campeiro”, que permite ao cliente saber, pelo site da empresa, todo o processo da cadeia produtiva do item por meio do código de barras disponível na embalagem. A iniciativa integra o programa “Qualidade Selecionada, Origem Garantida”, lançado pela empresa no início do mês, durante o Fórum do Varejo 2010, realizado em São Paulo.
Atualmente, apenas as lojas do Estado de São Paulo oferecem a carne e, segundo a empresa, até meados de setembro, o programa chega a todos os Estados do Brasil.
Na posse do código de barras, o consumidor acessa o site da empresa e digita a numeração para saber exatamente a localidade e o caminho que a carne percorreu até chegar à sua mesa.
Segundo Héctor Núñez, presidente do Walmart Brasil, a iniciativa deve se estender a produtos agrícolas até o final de 2010. “Por conta de todo o desafio da pecuária em relação ao desmatamento da Amazônia, a carne é o primeiro item deste programa, que já nasce com o objetivo de monitorar nossos produtos do hortifruti, o que deve começar a acontecer até o final deste ano”.
Para Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu, a iniciativa do Walmart responde contribui para a prática do consumo consciente. “Ter informações acessíveis sobre a origem de um produto que consumimos é fundamental para a prática do consumo consciente”.
O programa integra as iniciativas da empresa em direção à sustentabilidade na Amazônia, uma das metas estabelecidas pelo Walmart, em 2009, quando criou o “Pacto pela Sustentabilidade”. A norma foi firmada com os principais fornecedores do Walmart.
Fonte: Estadão
Nenhum comentário:
Postar um comentário