quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Boas práticas valorizam carne bovina brasileira no exterior

Cresce pelo país o número de projetos voltados para agregar valor a carne bovina brasileira. Iniciativas como o projeto Carne Bovina de Qualidade, financiado pela Finep, poderão, a longo prazo, não só melhorar o produto, como também ampliar a participação do Brasil no mercado internacional.
Para esta ação, a financiadora disponibilizou R$ 5 milhões com o intuito de promover, por meio de práticas adequadas e georeferenciamento, garantias de origem do produto ao consumidor, e também o seu correto manejo desde o campo até a mesa do brasileiro.
Vale citar também a certificação promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Trata-se do Selo de Inspeção Federal (SIF), que permite que a carne brasileira seja exportada para mais de 140 países, inclusive para mercados exigentes, como os Estados Unidos, a Rússia e a União Europeia.
Mesmo ainda desvalorizadas, as exportações de carne bovina do Brasil cresceram cerca de 2% em volume e 23% em receita no primeiro semestre de 2010, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados são da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) e mostram também que as vendas no primeiro semestre do ano passado geraram divisas de US$ 2,35 bilhões.

(Com informações da Finep)
FONTE: www.redetec.org.br

Nenhum comentário: