quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Conselho do Agregar-RS reúne-se para definir mudanças no programa

Criado pelo Decreto 41.620, de 20 de maio de 2002, o Programa Agregar-RS Carnes prevê estímulo ao abate de bovinos, bubalinos e ovinos sob inspeção oficial em frigoríficos credenciados, oportunizado por créditos fiscais presumidos. No final da manhã desta quinta-feira (10), o Conselho de Administração do Programa esteve reunido com o novo diretor do Departamento de Produção Animal (DPA), da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), Eraldo Marques, para deliberar sobre a renovação de habilitação de estabelecimentos credenciados e dar início à discussão de sua adequação ao Programa Melhor Carne do Mundo.
Segundo Marques, uma das metas do Governo Tarso Genro é a implantação do Programa Melhor Carne do Mundo, e o Agregar será inserido nesta proposta. "Assim estamos levantando sua situação, precisamos avançar", observou. Outro ponto levantado por ele é que o Rio Grande do Sul pretende aderir ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi), "também neste tema precisamos nos adequar, sendo necessário que todas as questões, como a sanidade animal e o georreferenciamento, por exemplo, avancem juntas, e aí está incluído, por certo, o Agregar-RS Carnes."
Embora o programa tenha crescido desde sua implantação, permanece com as mesmas regras de quase nove anos atrás, "é preciso avançar mais", assegurou Marques. Em 2010, o total de cabeças abatidas no Estado, somente de bovinos e bubalinos, de acordo com levantamento feito pelo Sicadergs, foi de 1.878.131, contra 1.396.440 de reses abatidas com os benefícios do Agregar-RS Carnes.
Além da Secretaria da Agricultura, que gerencia o programa, participaram da reunião desta quinta-feira representantes do Mapa, da Secretaria da Fazenda (Sefaz), da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Rio Grande do Sul (FTIARS), Farsul, Fiergs, Sicadergs e Sindicato do Comércio Atacadista de Carnes Frescas e Congeladas do RS (Sindicarnes). Tais instituições, junto com a Secretaria da Saúde, Famurs, Fetag e Febrac formam o Conselho de Administração do Agregar-RS.

FONTE: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário: