quinta-feira, 17 de junho de 2010

Aumento da demanda aumenta o preço de bezerros



Excesso de matança de fêmeas é um dos motivos para a diminuição da oferta de bezerros
O aumento da demanda por bezerros fez o preço dos animais subir. Esse é um dos assuntos em debate na Feicorte, uma das principais feiras da pecuária, que reúne, em São Paulo, criadores de várias partes do Brasil.
Para onde se olha na feira tem gado de corte. São mais de quatro mil animais de 20 raças europeias e indianas. Destaque para o gado nelore, base da pecuária nacional.
O juiz Murilo Melo explicou o que é valorizado na raça para a produção de carne. "A carcaça conciliar com a pureza racial do animal e a estrutura física", falou.
A feira é uma das maiores vitrines do gado de corte no país e acontece em um momento de aquecimento do setor. De um ano para cá, principalmente o gado de reposição, como o bezerro, teve grande valorização. Os pecuaristas apontam vários fatores que contribuíram para isso. Entre eles, a falta de animais para reposição e as exportações de carne em alta. Em um ano, o preço do bezerro saltou de R$ 645 para R$ 730.
"O Brasil conseguiu firmar muitos contratos de exportação e precisa cumprir esses contratos. Como houve um excesso de matança de fêmeas em outro momento, agora faltam bezerros. Então, a lei de oferta e procura, o preço de reposição está aquecido", explicou Felipe Picciani, presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil.
O consumo interno de carne também contribuiu para a movimentação dos negócios. "Nós temos o poder aquisitivo bem elevado das classes C,D e E. Devido ao salário mínimo, que foi majorado acima da inflação, esse pessoal agora está podendo ter acesso à carne bovina", disse Ricardo Merola, presidente da Associação dos Confinadores.
Esse ano, a Feicorte cresceu 25%. Além do gado, apresenta equipamentos para o trabalho no campo e tecnologia usada na pecuária. Uma das novidades é a área destinada à sustentabilidade da produção de carne.

FONTE: AgroCIM

Nenhum comentário: