terça-feira, 15 de junho de 2010

Projeto testa mais de 22 mil bovinos para tuberculose e brucelose


O Governo do Estado, por meio da Plano Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Bovina (PNCEBT), já testou 22.312 bovinos na região de Arroio do Meio, onde o programa funciona desde outubro de 2009. O projeto, inédito no Brasil, pretende certificar como livres das doenças as propriedades rurais que o integram e, assim, permitir que a pecuária leiteira alcance melhores níveis para os mercados internacionais.
De acordo com a médica veterinária Ana Cláudia Mello Groff, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa), dos mais de 20 mil animais testados, 145 apresentaram reagentes-positivo para tuberculose, o que significa 0,42%, e somente oito, ou 0,02%, tiveram reagentes-positivo para brucelose. Os municípios de Capitão e Nova Bréscia terminaram o primeiro teste em 100% das propriedades e já estão realizando a segunda “varredura”. Os demais ainda estão nos primeiros testes.
O programa foi idealizado para ser concluído em 24 meses e aplicado em todas as 2,7 mil propriedades rurais da comarca, metade das quais são produtoras de leite. “O objetivo é fornecer o certificado de livres de tuberculose e brucelose bovinas, o que trará visíveis vantagens para os produtores rurais, pois contarão com uma matéria-prima com qualidades sanitárias inéditas no Brasil e de crescente valorização nos mercados nacionais e internacionais”, ressalta o secretário da Agricultura, Gilmar Tietböhl.

FONTE: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário: