quarta-feira, 16 de junho de 2010

Produção e exportação de carne bovina argentina voltam a cair

Segundo informações do MLA (Meat and Livestock Australia), a produção de carne bovina argentina em abril caiu 12% em relação a março. Em relação ao mesmo período do ano passado, a queda é ainda maior, 31%.
Segundo o MLA, a produção em abril atingiu 198 mil toneladas equivalente carcaça (tec), a menor produção desde março de 2008, quando houve uma greve do setor agropecuário da Argentina.
A baixa disponibilidade de animais para abate é resultado da forte seca durante os anos de 2008 e 2009, combinados com o controle dos preços pelo governo desde 2005.
Isso resultou em uma liquidação do rebanho, com grande volume de abate de fêmeas, além da saída de produtores da atividade.
Com relação às exportações, em abril houve uma queda de 60% em relação a março, totalizando 6,4 mil tec de carne bovina embarcadas no mês.
Com o controle de emissões de certificados para exportação, está cada vez mais difícil exportar animais na Argentina, pois o governo está forçando a indústria a fornecer carne barata no mercado interno em troca da compensação de poder exportar.

FONTE: SCOT CONSULTORIA

Nenhum comentário: