terça-feira, 30 de novembro de 2010

Boi gordo em 2010

Este ano o mercado do boi gordo retomou a tendência de alta interrompida pela crise mundial do final de 2008. Em 2009 os preços patinaram.
A queda de preços entre o fim de 2008 e início de 2009 ocorreu devido à menor demanda. Não foi ocasionada por sobreoferta de animais. Com isto, as valorizações do boi gordo voltaram a ocorrer assim que o consumo retomou patamares melhores.
Veja na figura 1 as variações dos preços do boi gordo entre o início e o final de novembro de cada ano.



Em 2010 os preços subiram até maio, quando os pastos perderam capacidade de suporte devido à diminuição das chuvas e os pecuaristas entregaram os animais. O preço do boi gordo caiu 3,7% entre meados de abril e maio.
Entre 14/5 e 11/11 o mercado não registrou recuos e acumulou valorização de 45,6%, até o pico de preços, com a referência em São Paulo em R$115,00/@, a prazo, livre de imposto. Esse preço era 50,9% maior que o do início de janeiro.
Os patamares maiores de preços atraíram pecuaristas que passaram a vender animais, mesmo relativamente leves, para aproveitar a alta. Com isto, os frigoríficos conseguiram melhorar as programações e impor pressão negativa sobre os preços.
Desde o início do mês o preço referência caiu 7,8% e a pressão de baixa continua. A tendência é de aumento gradual na oferta, embora não se espere nenhuma bolha de vendas, uma vez que não há retenção. O que ocorre é que os animais estão “chegando”.
O preço atual ainda é 39,1% superior ao do início do ano.

FONTE: SCOT CONSULTORIA

Nenhum comentário: