O secretário estadual da Agricultura, Gilmar Tietböhl, com o fim de regulamentar a captura e o abate do javali-europeu, "sus scrofa" e seus híbridos, assinou, nesta quinta-feira (2), Portaria estabelecendo medidas de controle ambiental de ocorrência da espécie. O instrumento permite o abate unicamente por meios físicos, sendo proibidos quaisquer outros meios, em especial o do veneno.
O número de javalis está crescendo, prejudicando as lavouras e a pecuária e trazendo danos aos produtores rurais do Rio Grande do Sul. Não existe controle da ocorrência dos espécimes de javali-europeu, "não se sabe quantos existem, mas já se sabe dos problemas que acarretam", falou Tietböhl. O instrumento que permite a captura e abate será publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (3), quando começa a vigorar.
Esses animais estão alimentando-se das lavouras (e causando estragos), bem como de outros animais como o cordeiro. As perdas para alguns produtores têm sido consideráveis.
As regras estabelecem que o abate somente poderá ser realizado nos limites da propriedade do produtor rural, com sua autorização expressa e após notificação junto à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa), por meio de suas Inspetorias Veterinárias e Zootécnicas (IVZs).
FONTE: Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Nenhum comentário:
Postar um comentário