Os preços não são iguais, uma vez que 2007 começou com um boi gordo cotado em R$52,80/@ em São Paulo e 2010 iniciou com cotação em R$76,20/@. No entanto, o comportamento muito semelhante nestes dois períodos pode sugerir como o mercado poderá variar até o final do ano.
No entanto, é imprescindível fazer algumas ponderações. O mercado em 2007 estava saindo de um período de preços mais baixos da história e, sendo assim, seria um comportamento “natural” a recuperação nestas cotações. Além disso, o mercado externo estava muito firme, com faturamento e volume atingindo recordes neste ano. Fatores a favor de valorizações para o preço do boi gordo, que chegou a mais de 30% ao longo do ano.
Em 2010, apesar do comportamento bastante semelhante até agora, existem outros fatores que devem ser levados em consideração.
O preço do boi gordo já está em um nível acima do patamar observado em 2007. Na média do primeiro semestre, o preço do boi gordo, em 2010, está 43% mais alto que a média de 2007. Isso propicia maior resistência para aumentos. A maior concentração dos compradores também dificulta o movimento de alta.
Além do mais, as exportações ainda estão em recuperação após a crise de 2008, assim como a economia de uma maneira geral, o que pode servir também como um fator negativo às possíveis altas.
É possível esperar comportamento semelhante a 2007, no entanto, provavelmente as oscilações serão mais discretas.
FONTE: SCOT CONSULTORIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário