quarta-feira, 30 de junho de 2010

Leilão Canchim trará animais rústicos dos melhores criatórios

Pregão que acontece no próximo dia 4/7 ofertará 40 touros Canchim PO criados a campo e 200 machos e fêmeas meio sangue
Ponto alto da tradicional Exposição Agropecuária e Industrial de Paranaíba, o leilão Canchim trará neste ano animais produzidos nos melhores criatórios a partir de um programa de melhoramento orientado pela Embrapa Gado de Corte. O objetivo desse programa é produzir animais cada vez mais funcionais para trabalharem a campo com eficiência. Ao todo serão ofertados 40 touros puros Canchim, rústicos, e 200 animais de cruzamento com Canchim, produzidos por Raphael Antonio Nogueira de Freitas (Fazenda dos Ipês, Aparecida do Taboado, MS), João Paulo Porto (Ipameri Empreendimentos, Barra do Garça, MT), Deniz Ferreira Ribeiro (Fazenda Água Marinha, SP), Júlio Silvestre de Lima (Fazenda São Joaquim, MG), Luiz Carlos Dias Fernandes (Fazenda Santa Maria, MS) e pelo convidado Marcos Faustino Dias, da Fazenda Estrela da Mata, em Paranaíba, MS.
“São valorizados os animais rústicos, com peso à desmama, score frigorífico, pelagem densa e curta, mucosas e cascos de pigmentação firme, características raciais e circunferência escrotal. Os acasalamentos são estudados com bastante cuidado, para que se possa obter uma produção cada vez mais equilibrada: animais que nasçam leves, desmamem bem e apresentem carcaça de boa qualidade e boa aptidão reprodutiva. São colocados a venda somente os que atendam ao rigoroso regulamento de leilões da Associação Brasileira de Criadores de Canchim são vendidos”, garante João Paulo Porto. Para a condução desse trabalho, o grupo dispõe de uma ferramenta extremamente valiosa, o programa Geneplus, ao qual são incorporadas as avaliações morfológicas que incluem a experiência que cada selecionador tem na caracterização sexual e racial, na correção dos aprumos e na harmonia do exterior dos animais. “Outro cuidado muito importante é a seleção da produção, para obtenção de reprodutores e matrizes, baseada num sistema de avaliações e classificação dos animais na desmama e no sobreano”, ressalta Deniz Ferreira Ribeiro. “É nesse ponto que são escolhidos os animais que serão aproveitados e os que serão descartados”.
O leilão Canchim acontece num momento em que os animais de cruzamento industrial são muito procurados por criadores que dispõem de boas pastagens como também pelos confinadores, que buscam maior ganho de peso diário, melhor conversão alimentar e terminação mais rápida. “O Canchim é, sem dúvida, uma das raças bovinas de corte muito bem aparelhada para encarar esse desafio. Quer em cruzamento com fêmeas zebuínas, quer como terceira raça para ser empregada nas fêmeas F1 das raças européias, o Canchim apresenta uma comprovada superioridade de resultados, que estimula o pecuarista a usá-la cada vez mais”, afirma Deniz Ferreira Ribeiro.

“O Canchim produz muito mais/hectare/ano. E se for usado no cruzamento tricross, rende mais ainda”, diz Raphael Antonio Nogueira de Freitas. “O cruzamento industrial de Canchim com matrizes meio sangue zebu com raças britânicas, como o Angus, produz mais carne por hectare/ano, o que contribui para a elevação da produtividade exigida pelo aumento da renda média per capita do brasileiro”, completa. As qualidades do gado advêm de sua origem e da composição de seu sangue. A perfeita adaptação ao meio ambiente tropical, herdada de seus 3/8 zebuínos, se completa com a qualidade de carcaça e rapidez de crescimento herdada dos 5/8 charolês, tornando-o um reprodutor apto a proporcionar bons resultados a quem o utiliza. As informações são de assessoria de imprensa.

FONTE: Agrolink

Nenhum comentário: