segunda-feira, 28 de junho de 2010

Programa Montana divulga seu trabalho de seleção

O Programa Montana trabalha há 18 anos na seleção de animais compostos geneticamente avaliados. O Composto Montana foi desenvolvido para a sustentabilidade do cruzamento industrial em clima tropical.

Entre suas principais vantagens, o melhoramento genético dos animais com base em avaliações, e a heterose gerada através de cruzamentos com o Montana.

A evolução genética dos animais do Programa Montana é garantida e confirmada pelo CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção), documento emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que garante que apenas os 23% melhores machos de cada safra são comercializados como reprodutores.

O Montana é criado e comercializado através de um sistema de franquias. Ao todo, cerca de 20 mil matrizes integram o Programa, que avalia 100% dos animais nascidos. Algumas das características avaliadas são peso ao nascimento, peso a desmama, peso ao ano, ganho de peso pós- desmama, musculosidade e perímetro escrotal, no caso dos machos. A partir das DEPs (Diferença Esperada na Progênie) geradas por essas avaliações é composto o Índice Montana, uma forma simples de classificar e selecionar os melhores touros.

“Atualmente são 12 criadores em todo o Brasil e norte do Uruguai, envolvidos na criação e seleção de touros Montana. Todos os anos, cerca de 1.500 touros são produzidos, e comercializados, para pecuaristas profissionais de todo o país”, afirma Gabriela Giacomini, gerente de operações do Programa Montana.

A data para o Megaleilão Virtual Montana 2010 está marcada para o dia 9 de setembro. Serão vendidos os 100 melhores reprodutores da safra 2008 das regiões Sudeste e Centro-Oeste, touros com Índice Montana acima dos 5,0 pontos. Esse ano, o Programa oferta também 20 novilhas Montana com CEIP. O leilão é virtual e será transmitido pelo Canal do Boi, a partir das 20:30h.

Fonte: Programa Montana

Nenhum comentário: