terça-feira, 29 de junho de 2010

Observações sobre o mercado do boi gordo

Reprodução permitida desde que citada a fonte
Gostaria de fazer três observações sobre esse gráfico acima. É isso aí. Simples. Sem enrolação.
1ª Observação
Como havia dito anteriormente, em outras edições, estamos em uma fase de alta da arroba do boi. Essa alta vem desde o final de 2009, como demonstrado por essa reta verde acompanhando para cima os preços.
Antes disso, anteriormente a essa formação de alta, note que estávamos em uma fase de baixa, que veio desde o pico lá em 2008 até o final de 2009, como você pode ver com clareza nessa reta em amarelo acompanhando a baixa da arroba.
Essa é uma constatação bem simples da direção do mercado, e ela nos é muito útil no dia-a-dia, se você é pecuarista e tem boi gordo ou vaca gorda para vender.
Simplesmente, se o intuito era vender o animal gordo, as quedas da arroba durante esse primeiro semestre eram para serem desprezadas. Era melhor não vender os animais. Até aqui, essa foi uma escolha certeira de comercialização do gado.
2ª Observação
Dou extrema importância às médias dos preços. No gráfico você pode ver que a média de 40 meses em nenhum momento rompeu para baixo a média de 80 meses, mesmo depois de tudo que ocorreu na pecuária recentemente. Isso é altista, pois mostra robustez do mercado e relativa escassez de matéria prima, mesmo face à crise que acometeu as outras commodities.
Repare também que na evolução da alta da arroba, o piso de dez/09 ocorreu em cima da média de 80 meses. Nessa queda recente da arroba o piso de curto prazo se deu em cima da média de 40 meses.
Ainda sobre as médias, recentemente a linha preta dos preços semanais está trabalhando acima das duas médias. Repare. Isso também é uma formação altista. Mostra até agora que o movimento de alta tomou a frente da situação e está puxando o mercado para cima.
3ª Observação
Agora é sobre esse pequeno gráfico abaixo do gráfico dos preços. É o gráfico do IFR (Índice de Força Relativa), para mim o principal indicador técnico dos preços da arroba do boi.
Se você observar a linha pontilhada no decorrer da marcação do IFR verá que a alta transmitida pela ferramenta é para valer. Recentemente foi testado o suporte e, ele, aguentou a investida.
Mas, como não poderia deixar de ser, até para casar melhor com o meu caráter, não poderia deixar de fora uma sinalização de cautela. Está no próprio gráfico. Agora nesses últimos dias essa validade da alta está sendo posta novamente em teste.
O teste é o seguinte. A evolução recente do IFR está apresentando uma divergência negativa. Isso significa que internamente os preços não estão mais achando que essa alta terá essa força toda nas próximas semanas.
Essa divergência pode se mostrar falsa daqui a uns dias. A alta pode passar no teste. Hoje, porém, fico com um pé atrás.
Esse é o primeiro sinal desde o final do ano passado, mostrando uma certa fadiga, um certo cansaço no movimento da alta da arroba. Posso estar sendo precipitado, mas a idéia é sempre estar à frente dos acontecimentos e ir descartando as pistas falsas pelo caminho.
Semana que vem a gente atualiza essa conversa para ver como o mercado andou.
FONTE: SCOT CONSULTORIA

Nenhum comentário: