quinta-feira, 24 de junho de 2010

Inscrições em marcha lenta para a Expointer 2010

Apesar de faltarem apenas nove dias para o término das inscrições de animais de argola para a Expointer 2010, que se encerram em 2 de julho, o ritmo é lento nas associações. Só para se ter ideia, até ontem, a ANC Herd Book Collares, que concentra inscritos de 15 raças de bovinos de corte, mistos e equinos, não havia recebido nenhuma ficha. A cultura de deixar tudo para última hora pode provocar problemas em caso de necessidade de mudança ou complementação de informações. Para evitar confusões, o chefe de Exposições e Feiras da Secretaria da Agricultura (Seappa), José Arthur Martins, apela para que os expositores encaminhem as inscrições o quanto antes. A Expointer ocorre de 28 de agosto a 5 de setembro, em Esteio. Em 2009, 5.946 animais de argola foram inscritos.
Ano passado, a ANC passou a permitir as inscrições pela Internet. Segundo o superintendente administrativo da associação, Amilton Cardoso Elias, a expectativa agora é que haja crescimento do uso da ferramenta, o que, em tese, deve acelerar o processo. Para evitar prazos enforcados, a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos enviou circular aos expositores em maio e estabeleceu 25 de junho como fim da postagem pelos Correios. Mesmo assim, até ontem, eram 312 inscritos frente à expectativa de mil ovinos de 16 raças. A Gadolando enviou o calendário aos 400 associados apenas na segunda-feira.
A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) tem perspectiva de 400 exemplares, presença limitada pelo espaço para acomodação. Para os participantes do Freio de Ouro e das provas funcionais vale o prazo de 20 de julho. Pelo calendário da Seappa, animais rústicos, como os equinos, podem ser inscritos até 6 de agosto.

FONTE: Correio do Povo

Nenhum comentário: