sábado, 26 de junho de 2010

Pastagens de inverno mostram bom desenvolvimento no Rio Grande do Sul, relata Emater-RS

Mesmo com baixo valor nutricional, pastagem ainda oferece bom volume alimentar
Embora com baixo valor nutricional, os campos nativos no Rio Grande do Sul ainda proporcionando razoável volume alimentar. Isso se deve à regular incidência de chuvas, e principalmente à baixa ocorrência de geadas. A avaliação é da Emater-RS, no Informativo Conjuntural publicado nesta sexta, dia 25.
De acordo com o Informativo, as pastagens cultivadas de inverno apresentam bom desenvolvimento, mas estão num período de seu ciclo que não proporcionam ainda um bom aproveitamento em volume e em qualidade alimentar.
Porém, em virtude da chegada do inverno e as pastagens cultivadas na estação ainda não atingirem o pleno desenvolvimento, a produção de leite no Rio Grande do Sul apresenta queda, relata a Emater.
Quanto à bovinocultura de corte, o estado corporal do gado no geral é bom, embora em algumas áreas do Estado já comece a aparecer dificuldade de ganho e até alguma perda de peso em campo nativo. As condições sanitárias também são boas, exigindo ainda cuidados especiais no controle dos carrapatos, em alguns casos.
O preço do leite pago aos produtores do Estado registrou elevação média de 1,6% esta semana. Já o mercado de bovinos para abate no Rio Grande do Sul esteve em alta essa semana, com um acréscimo no quilo vivo em torno de 1,8% para a vaca e de 2% para o boi gordo.

FONTE: AGÊNCIA SAFRAS

Nenhum comentário: