quinta-feira, 24 de junho de 2010

Pecuaristas lançam “carne de grife”


A pecuária de corte sul-mato-grossense comemora o lançamento da primeira “carne de grife” do Estado: o Selecion Novilho Precoce MS. Produzida por pecuaristas da Novilho Precoce MS, o produto é resultado da aliança mercadológica com o grupo varejista Carrefour. O lançamento aconteceu dia 17 de junho em São Paulo durante a 16ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte) e reuniu associados, parceiros e diversas autoridades.
"A Carne Carrefour Selection - Novilho Precoce é inovadora no mix de produtos do Grupo. É o primeiro produto da marca Carrefour que apresenta o selo de Garantia de Origem (GO), assegurando a qualidade da cadeia produtiva desde o pasto até a gôndola”, afirma Claudio Irie, Diretor de Marca Própria do Carrefour. “A proposta é oferecer uma linha diferenciada e de alta qualidade associada a um preço bem competitivo" complementa o diretor.
A parceria com o grupo varejista iniciou no ano de 2.000 e conseguiu unir três importantes elos da cadeia produtiva: o pecuarista, o frigorífico e o varejo. Com um volume de abate que já soma exatos 336.208 bovinos abatidos ao longo de dez anos – comercializados com o selo de Garantia de Origem (G.O), certificado de origem implantado pelo Carrefour em 1.999 – a parceria foi ampliada para uma nova linha e produtos que dentro do segmento da “marca própria” (Produtos Carrefour) passa a ser comercializado como Selecion Novilho Precoce MS.
“O lançamento de uma marca vem ao encontro do que sempre almejamos. É o reconhecimento da qualidade do produto que diariamente produzimos em nossas fazendas. É muito gratificante, e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade para nós da Associação, a garantia de uma carne saudável e saborosa para os consumidores que a cada dia só aumenta suas exigências quanto aos alimentos que adquire”, pondera o pecuarista e presidente da Novilho Precoce MS, Nedson Rodrigues, que explica: “com exceção da região sul, seremos responsáveis por toda a produção de novilho precoce comercializado pelo Selecion no Brasil”.
Gerente nacional de produtos com Garantia de Origem do Carrefour, para Daniel Pereira Alexandre o lançamento da marca própria da carne é mérito a ser compartilhado entre o Grupo e os pecuaristas da Novilho Precoce MS. “Poder garantir aos nossos consumidores um produto de qualidade é nossa missão. Agora, quando esse produto é fruto de uma parceria de tão longa data e agrega a credibilidade do Carrefour, G.O e Novilho Precoce MS, é uma satisfação que só mesmo uma marca pode resumir”, ressalta Daniel.
A secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, Produção, indústria, Comércio e Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, enalteceu a importância do momento para o pecuarista Sul-Mato-Grossense. Segundo ela, que também é associada a Novilho Precoce MS, “é gratificante verificar que os elos se organizaram e promoveram mudanças em seus sistemas de produção ajustando-o as exigências dos mercados mais exigentes”, ressaltou Tereza Cristina.
Os cortes Selecion Novilho Precoce MS já estão nas gôndolas das lojas do grupo Carrefour de São Paulo e, até final de junho, chegam às unidades do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. A meta é contemplar todas as unidades do Grupo Carrefour no Brasil nos formatos hiper e super até outubro.

AVANÇOS
Visando atender a crescente demanda por carne bovina de “qualidade” comprovada e com “identificação de origem” nos mercados nacional e internacional, a Novilho Precoce MS proporciona aos seus atuais 210 associados condições diferenciadas para a negociação de seus animais, mediante o estabelecimento de “alianças mercadológicas”, como é o caso do Grupo Carrefour, com o qual possui uma parceria comercial que já se estende por dez anos.
O amadurecimento profissional e o avanço da produtividade dos associados a Novilho Precoce MS possibilitaram após 11 anos de trabalho a formalização de uma nova parceria, dessa vez com o Grupo Bertin – hoje JBS. Desde julho de 2009 vigora um contrato para “compra e venda” de bovinos para o abate anual de 65 mil animais. Para aferir a qualidade da carne produzida, através da parceria foi realizado no mês de maio um abate técnico para exportação que reuniu 1.491 machos precoces e faturou R$ 2,1 milhões em dois dias de abates.
Outra recente e importante parceria foi firmada no início do ano com Centro Nacional em Tecnologia Eletrônica Avançada (CEITEC S.A), estatal vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia que validou em propriedades associadas o funcionamento do primeiro semicondutor com tecnologia e produção brasileira para o agronegócio, o “Chip do Boi”.
Focado em produzir “qualidade”, a Novilho Precoce MS lançou no mês passado um amplo projeto de suporte técnico aos associados: o Serviço de Assessoria Técnica (SAT). O programa abrange um pacote de serviços a serem executados por instituições parceiras e profissionais qualificados em todo o processo produtivo abrangendo nutrição animal, manejo geral, pastagens, gestão da propriedade e sanidade animal, por exemplo.
Por fim, associado ao SAT a Novilho Precoce MS também caminha para implantar protocolos de certificação da propriedade, iniciando pelas Boas Práticas Agropecuárias (BPA – Bovinos de Corte), programa idealizado pela Embrapa Gado de Corte. “Tomamos como um dos objetivos da Associação não apenas olhar para o mercado, mas também valorizar o produtor da porteira para dentro. Liderar ações para ajudar o pecuarista a aumentar a sua eficiência e produzir com mais qualidade é o nosso objetivo diário”, finaliza Nedson Rodrigues Pereira.
Só nos primeiros cinco meses desse ano a Associação abateu 39.308 bovinos dos quais 13.229 na parceria com o Carrefour. Ano passado o volume total abatido somou 79.001 animais, sendo destes 47.152 destinados a aliança mercadológica com o grupo varejista. Nos anos anteriores os abates na parceria somaram 39.425 animais (2008), 48.373 animais (2007), 47.754 (2006).
FONTE: ASPNP/NOVILHO PRECOCE-MS

Nenhum comentário: