sexta-feira, 11 de junho de 2010

Missão vai aos EUA discutir metodologia de análise da carne bovina processada

Diante das notificações recebidas pelos Estados Unidos quanto à quantidade de ivermectina presente na carne bovina, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) enviará profissionais ao país de 21 a 25 de junho para discutir a metodologia aplicada pelos americanos na análise do produto processadoexportado para aquele mercado.
A ivermectina é uma substância pouco tóxica para o ser humano, utilizada na pecuária bovina para controle de parasitas internos e externos, sendo oficialmente aprovada para uso no Brasil e também nos Estados Unidos. No entanto, os sistemas para averiguar a quantidade dessa substância na carne bovina diferem em cada um dos países. “No Brasil, o controle de resíduos de ivermectina é realizado no fígado dos animais, e os americanos verificam esse quesito na carne industrializada”, afirma o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária, Nelmon Oliveira da Costa.
A missão que irá aos Estados Unidos contará com técnicos da Coordenação-Geral de Apoio Laboratorial do MAPA. Esses profissionais visitarão um laboratório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, em Athens, na Geórgia, para trocar experiências.
Para voltar a exportar carne bovina processada àquele mercado, o ministério ainda deve investir em outras medidas para reforçar a fiscalização e o monitoramento do resíduo ivermectina. Entre elas, estão a ampliação do número de testes em amostras na matéria-prima, declarações formais dos fornecedores sobre o uso correto da medicação que contém ivermectina, destaque para os prazos de carência (que devem ser obedecidos para o abate do gado, após ter usado o medicamento) além decampanhas de educação sanitária

FONTE: GLOBO RURAL

Nenhum comentário: