terça-feira, 6 de julho de 2010

LA NIÑA ESTÁ CONFIRMADA PARA A PRIMAVERA DE 2010

Apesar do início do processo de resfriamento do Pacífico o fenômeno ainda não está configurado
O fenômeno climático La Niña esteve presente durante todo o inverno do ano passado, dando lugar ao El Niño apenas no segundo semestre de 2009. Nesse período, o cenário climático estava caracterizado pela água do Oceano Atlântico mais quente que o normal, gerando combustível para as frentes frias. Diante desse cenário climático, boa parte do Brasil apresentou um inverno com muita nebulosidade e altos índices pluviométricos. De acordo com os meteorologista da Somar, nesse ano de 2010, com exceção do leste nordestino, a situação será completamente diferente.
Desde junho desse ano, é possível observar um processo de resfriamento das águas do Oceano Pacífico equatorial, indicando o retorno do fenômeno La Niña e alterações no clima já na próxima Primavera. De acordo com a Somar, o resfriamento das águas do Oceano Pacífico equatorial deve aumentar gradativamente durante esse inverno, com o La Niña completamente configurado durante a primavera permanecendo durante o verão 2011. Segundo Paulo Etchichury, Sócio Diretor da Somar, a previsão é de um episódio de intensidade moderada a forte e deve durar pelo menos até o outono de 2011.
Segundo a Somar, o último La Niña ocorreu no Verão 2007/2008. Porém, dadas as características como intensidade, rapidez na formação e provavelmente duração, o episódio desse ano está muito semelhante com o observado no segundo semestre de 1998 e verão 1999. Durante o segundo semestre de 98 houve um atraso no retorno das chuvas. Em algumas regiões, a chuva até ameaçou voltar, mas foi interrompida. De maneira generalizada, é possível descrever a etapa como um período de muitos veranicos (períodos sem chuva), que influenciaram na implantação e desenvolvimento das lavouras de verão (Assessoria de Comunicação, 5/7/10)

FONTE: AGROMUNDO

Nenhum comentário: