quinta-feira, 8 de julho de 2010

MT: Acrimat e IMEA apontam redução na oferta de animais

A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) divulgará hoje (08/07), às 14 horas, em Cuiabá, um balanço da oferta de gado no Estado, resultado de um trabalho elaborado pelo Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária), com a coordenação da Acrimat, que aponta que o Estado tem apenas 1,54 milhão de cabeças de gado na idade de 36 meses para abate neste ano.
O problema é que os abates avançam em ritmo acelerado e 1,17 milhão desses animais já foi abatido de janeiro a maio. Os abates de machos com idade superior a 36 meses neste ano já superam em 20% os de igual período de 2009.
O ano passado foi um período difícil para o setor devido aos sérios problemas financeiros de vários frigoríficos. Muitos, inclusive, interromperam os abates. Se o cenário é ruim para este ano, não melhora para os próximos. Os dados do estudo apontam que o gado acima de 36 meses disponível em 2011 será de apenas 1,24 milhão de cabeças. Para 2012, a oferta é 1,1 milhão, recuando para 1,04 milhão de animais em 2013. Esses números ficam bem abaixo de 2007, quando o Estado abateu 1,8 milhão de cabeças acima de 36 meses.
A oferta de gado em Mato Grosso é importante porque o Estado tem o maior rebanho nacional, somando 27 milhões de cabeças. A capacidade de abate de Mato Grosso é de 5 milhões de cabeças por ano. Em 2009, foram abatidos 4,2 milhões de animais.
Essa redução na oferta de boi ocorre devido ao descasamento dos preços no setor. O preço do bezerro, que caiu forte há quatro anos, fez os pecuaristas aumentarem o abate de fêmeas, o que reflete atualmente na oferta reduzida.

FONTE: Folha de S.Paulo, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

Nenhum comentário: