quinta-feira, 8 de julho de 2010

Radiofreqüência elimina papelada na rastreabilidade

Tecnologia desenvolvida pela Embrapa visa facilitar a vida do pecuarista

Por R$ 2.000,00, mais R$ 5,50 por brinco eletrônico, o pecuarista pode dar adeus à papelada que até agora o incomodou quando o assunto é o Sisbov - o sistema de rastreabilidade brasileiro. É que a Embrapa Pecuária Sudeste, de São Carlos, SP, em parceria com a empresa AnimallTag, da mesma cidade, anunciou, em maio, o lançamento de um leitor portátil, que utiliza a tecnologia de radiofreqüência.
Por ela, com o brinco aplicado no animal, a leitura ou o registro de informações se dá instantaneamente, exigindo um mínimo de digitação no console que tem capacidade de armazenamento de até 17.000 informações. Basta o funcionário aproximar o bastão da orelha do animal - a uma distância de 30 cm.
A liberação do equipamento para venda está prometida para o mês de setembro, faltando apenas algumas validações da tecnologia a campo. Junto com ela também estará disponível outra tecnologia, da mesma natureza, esta direcionada para caminhões boiadeiros, frigoríficos e barreiras sanitárias instaladas em rodovias: o "tag ativo", dispositivo eletrônico fixo aplicado nos caminhões e que tem como leitor, também fixo, um painel instalado na barreira sanitária ou na entrada do frigorífico. Funciona como o sistema "sem parar", instalado principalmente nos pedágios das rodovias paulistas. Com ele, espera-se maior agilidade na vistoria dos caminhões e uma cobertura de inspeção de 100% dos veículos.

FONTE: REVISTA DBO

Nenhum comentário: